Portugal venceu os dois últimos jogos do apuramento para Women’s EuroBasket 2025 e garantiu uma presença histórica no campeonato europeu feminino de basquetebol. Coimbra assistiu à vitória frente à Ucrânia, por 60-57, que manteve o sonho vivo até domingo. O jogo era contra a poderosa seleção da Sérvia, que liderava o grupo com 100% de vitórias nos cinco jogos até então disputados.
Num jogo onde só a vitória interessava, as Linces, comandadas por Ricardo Vasconcelos, demonstraram que eram merecedoras desta qualificação e venceram a Sérvia por 57-40, impondo-lhes a única derrota do apuramento. Foi esta vitória que permitiu que a seleção nacional ocupasse o 2º lugar do grupo G, com os mesmos pontos da Sérvia, conseguindo assim alcançar o melhor segundo classificado dos 9 grupos em competição, quando seriam apurados os quatro melhores.
O apoio do público de Coimbra foi crucial para empurrar Portugal nos momentos mais difíceis da partida e para que a vitória fosse conquistada.
Segundo o site da Federação Portuguesa de Basquetebol, a MVP do encontro foi Márcia da Costa, com 20 pontos de valorização que resultaram de 15 pontos convertidos, seis ressaltos, três assistências, cinco roubos de bola e um desarme de lançamento. A poste lusa, Maria Kostourkova, somou seis pontos, oito ressaltos, duas assistências e um roubo de bola. A capitã Sofia da Silva contribuiu com seis pontos, quatro ressaltos, três assistências e quatro roubos de bola. Já Maria João Correia arrecadou 12 pontos, dois ressaltos, quatro assistências e dois roubos de bola.
O Women’s EuroBasket 2025 vai disputar-se de 18 a 29 de junho, sendo apurados os vencedores dos oito grupos, bem como os quatro melhores segundos classificados, que se juntam às seleções organizadoras (República Checa, Alemanha, Grécia e Itália).
Créditos fotográficos: Federação Portuguesa de Basquetebol