Portugal vai disputar, em Coimbra, o apuramento para o EuroBasket Women 2025, o campeonato europeu feminino de basquetebol. Neste momento, a seleção nacional ocupa o 2º lugar do grupo G, estando entre os quatro melhores segundos classificados, o que permitiria o apuramento. O presidente da CM de Coimbra destacou Coimbra “como uma cidade do basquetebol” e prova disso mesmo é a relação de algumas atletas e do próprio staff da Federação com a cidade. José Manuel Silva felicitou o trabalho das atletas e desejou, ao treinador e à capitã da seleção, “a melhor das sortes” para as duas partidas que se seguem.
O jogo contra a Ucrânia, na quinta-feira, dia 6 de fevereiro, às 19h00, reveste-se de enorme importância, uma vez que esta ocupa o 3º lugar do grupo, com 5 pontos, menos dois do que a seleção nacional portuguesa. No domingo, 9 de fevereiro, às 17h00, o jogo é contra a poderosa seleção da Sérvia, que lidera o grupo com 100% de vitórias nos quatro jogos até agora disputados e que impôs a única derrota à seleção portuguesa até ao momento.
Para estes dois jogos, o selecionador nacional, Ricardo Vasconcelos, convocou 14 jogadoras, que maioritariamente competem no estrangeiro, com exceção das atletas do SL Benfica, Inês Viana e Mariana Silva (SL Benfica) e Maianca Umabano, do Grupo Desportivo da Escola Secundária de Santo André.
Curiosidade para o facto da capitã, Sofia Carolina Silva, ser natural de Coimbra e ter feito a sua formação desportiva na cidade, ao serviço da Associação Académica de Coimbra e dos Olivais, onde competiu também na Liga Feminina, nos anos de 2009/2010 e 2010/2011, período em que também participou na EuroCup Women.
Outra das atletas convocadas, Josephine Filipe, a camisola nº 13 da equipa portuguesa, é também natural de Coimbra, pelo que terá a oportunidade de viver este momento único na sua terra natal. Nas palavras da atleta, divulgadas no site da Federação Portuguesa de Basquetebol, esse será um “momento especial”. “Para mim, poder ter a minha família, amigos e todas as pessoas que conheci ao longo destes anos presentes num momento tão especial, não podia pedir melhor”, destacou a atleta.
O EuroBasket Women 2025 vai disputar-se de 18 a 29 de junho, sendo apurados os vencedores dos oito grupos, bem como os quatro melhores segundos classificados, que se juntam às seleções organizadoras (República Checa, Alemanha, Grécia e Itália).
Créditos fotográficos: Câmara Municipal de Coimbra | Nuno Ávila