O objetivo do programa Eco Escolas é garantir a participação das crianças e dos jovens na construção de uma escola e de uma comunidade mais sustentável e amiga do ambiente. O programa materializa-se através de um conjunto diversificado de iniciativas disponibilizadas às escolas inscritas – sob forma de projetos, desafios e concursos. Todos os anos são definidos temas obrigatórios a trabalhar e o desenvolvimento dos projetos é concretizado com o envolvimento de alunos, comunidade escolar e famílias.
No presente ano letivo, 35 estabelecimentos de ensino do concelho de Coimbra solicitaram a “Declaração do Município de Compromisso com o Programa Eco Escolas”, tendo este número aumentado, relativamente ao ano transato. No ano letivo 2023/2024, concorreram 30 escolas, tendo sido todas elas galardoadas com a Bandeira Verde, o que mostra a pertinência desta experiência. “A forma como o programa Eco Escolas decorreu mostra o empenhamento dos alunos, professores e familiares na melhoria do ambiente através das boas práticas”, pode ler-se na informação técnica dos serviços municipais, que sustenta a proposta.
Para a participação no Eco Escolas, a CM de Coimbra paga 80 euros por escola, o que corresponde à inscrição de cada estabelecimento de ensino neste programa, destinado a todos os graus de ensino. Assim sendo, este ano, o valor a pagar à ABAAE corresponde a 2800€.
Por sua vez, a ABAAE garante o apoio, a formação, o acompanhamento, a monitorização e avaliação do programa Eco Escolas com a participação de um conjunto de entidades, mais precisamente a Comissão Nacional, a Comissão Eco Escolas e as Câmaras Municipais onde se localizam as escolas inscritas.