O executivo municipal validou a aquisição de 30 autocarros elétricos novos para os SMTUC, depois de aprovada a candidatura ao PRR, apresentada em abril do ano passado, no montante de cerca de 8.307.900,00€, correspondente aos montantes das despesas elegíveis e que reveste a forma de incentivo não reembolsável.
Para uma melhor compreensão dos valores em causa, as regras definidas neste incentivo do PRR definem que a verba apoiada se refere ao valor correspondente à diferença entre um autocarro a diesel e um autocarro elétrico, sendo assim uma medida específica de apoio à descarbonização nos transportes públicos e não um programa de apoio à aquisição de autocarros em sentido amplo.
Nesse sentido, está prevista a aquisição de 14 autocarros elétricos ‘standard’ (com cerca de 12 metros de comprimento) e de 16 autocarros elétricos ‘midi’ (com cerca de nove metros de comprimento), que vão substituir autocarros mais antigos e com menor eficiência energética, contribuindo para a melhoria do serviço prestado à população e do desempenho ambiental. O procedimento prevê, também, a instalação de 17 postos de carregamento, incluindo a ampliação da capacidade energética dos postos de transformação.
De recordar que a CM de Coimbra apresentou, em 2023, um Plano de Renovação da Frota, cuja idade média se situa nos 15,8 anos, tendo provocado no passado supressão de serviços face a avarias de autocarros dos SMTUC. Os SMTUC contam, neste momento, com uma frota de 118 autocarros (médios e ‘standard’), tendo atualmente 46 viaturas elétricas.