26 Fevereiro 2025

Câmara ilumina Fonte da Praça 25 de Abril para assinalar Dia Mundial das Doenças Raras

Câmara ilumina Fonte da Praça 25 de Abril para assinalar Dia Mundial das Doenças Raras

A Fonte da Praça 25 de Abril vai estar iluminada de verde no próximo dia 28 de fevereiro, entre as 20h00 e a 1h00, para assinalar o Dia Mundial das Doenças Raras. A Câmara Municipal (CM) de Coimbra associa-se, assim, à campanha de sensibilização para esta temática, levada a cabo pela União das Associações das Doenças Raras de Portugal, RD-Portugal.

A CM de Coimbra vai associar-se à campanha de sensibilização para o Dia Mundial das Doenças Raras promovida pela RD-Portugal, através da iluminação, com a cor verde, da Fonte da Praça 25 de Abril, na próxima sexta-feira.

 

A União Europeia considera uma doença como rara quando afeta no máximo 1 em cada 2000 habitantes. Estão identificadas mais de 6000 doenças raras. Juntas, estima-se afetarem 6%–8% da população mundial, o que representa 600 a 800 mil pessoas em Portugal, 30 milhões de pessoas na Europa e 300 milhões em todo o mundo. Importa referir, ainda, que 80% das doenças raras são genéticas, enquanto outras são o resultado de infeções (bacterianas ou virais), alergias e causas ambientais. Já 50% das doenças raras (70% das doenças genéticas raras) manifestam-se pela primeira vez na infância.

 

A RD-Portugal É uma entidade sem fins lucrativos, na forma de federação, que promove a defesa e promoção dos direitos e interesses das pessoas afetadas por Doença Rara e/ou com deficiência provocada por esta e suas famílias, em ordem à integração social e familiar dos seus membros, mitigando a desigualdade e discriminação destas pessoas.

A RD-Portugal representa as mais de 40 associações de Doenças Raras que a compõem junto de entidades públicas ou privadas em território nacional e internacional, nomeadamente a nível europeu. Tem como missão trazer as Doenças Raras para a ordem do dia, todos os dias do ano e não apenas no Dia Mundial das Doenças Raras. Além disso, é membro da ERDERA (European Rare Disease Research Alliance) e o membro português do Conselho de Alianças Nacionais da EURORDIS.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×