A CM de Coimbra vai associar-se à campanha de sensibilização para o Dia Mundial das Doenças Raras promovida pela RD-Portugal, através da iluminação, com a cor verde, da Fonte da Praça 25 de Abril, na próxima sexta-feira.
A União Europeia considera uma doença como rara quando afeta no máximo 1 em cada 2000 habitantes. Estão identificadas mais de 6000 doenças raras. Juntas, estima-se afetarem 6%–8% da população mundial, o que representa 600 a 800 mil pessoas em Portugal, 30 milhões de pessoas na Europa e 300 milhões em todo o mundo. Importa referir, ainda, que 80% das doenças raras são genéticas, enquanto outras são o resultado de infeções (bacterianas ou virais), alergias e causas ambientais. Já 50% das doenças raras (70% das doenças genéticas raras) manifestam-se pela primeira vez na infância.
A RD-Portugal É uma entidade sem fins lucrativos, na forma de federação, que promove a defesa e promoção dos direitos e interesses das pessoas afetadas por Doença Rara e/ou com deficiência provocada por esta e suas famílias, em ordem à integração social e familiar dos seus membros, mitigando a desigualdade e discriminação destas pessoas.
A RD-Portugal representa as mais de 40 associações de Doenças Raras que a compõem junto de entidades públicas ou privadas em território nacional e internacional, nomeadamente a nível europeu. Tem como missão trazer as Doenças Raras para a ordem do dia, todos os dias do ano e não apenas no Dia Mundial das Doenças Raras. Além disso, é membro da ERDERA (European Rare Disease Research Alliance) e o membro português do Conselho de Alianças Nacionais da EURORDIS.