21 Fevereiro 2025

Câmara e Universidade de Coimbra promovem curso gratuito sobre Camões a 28 e 29 de março

Câmara e Universidade de Coimbra promovem curso gratuito sobre Camões a 28 e 29 de março

No âmbito das Comemorações do quinto centenário do nascimento de Luís de Camões, a Câmara Municipal (CM) de Coimbra e a Universidade de Coimbra (UC), em articulação com a Rede Nacional de Bibliotecas Escolares e a Rede Concelhia de Bibliotecas de Coimbra, promovem o curso de formação “O Universo de Camões: Um saber de experiência feito”. A iniciativa vai decorrer nos dias 28 e 29 de março e visa aprofundar o conhecimento sobre o poeta, em particular sobre o seu percurso em Coimbra. O curso é gratuito, mediante inscrição na plataforma de gestão do CFAE MINERVA, e destina-se a educadores de infância, professores do ensino básico e do secundário, bem como professores de educação especial.

A CM de Coimbra e a UC vão promover um curso gratuito, sobre “O Universo de Camões: Um saber de experiência feito”. A iniciativa vai decorrer nos dias 28 e 29 de março e requer inscrição através da Plataforma de Gestão do CFAE MINERVA. O curso é acreditado com o registo CCPFC/ACC-133510/25, inclui um jantar, que tem um custo de 20 euros, e insere-se no programa de Comemorações do V Centenário do Nascimento de Luís de Camões, onde se podem obter, também, informações sobre esta formação, que é presencial e tem a duração de 15 horas.

 

O programa tem início no dia 28 de março, às 14h00, na sala Francisco Sá de Miranda da Casa Municipal da Cultura. No primeiro painel, “Mundo(s) em mudança – memória histórica e cidadania digital com Camões”, Paulo Silva Pereira, da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC), vai falar sobre “Bioiconografia e topoiconografia: uma história cultural do mito camoniano”, e Manuel Portela, também da FLUC, sobre Camões “diz e tal”. O painel é moderado por Carlota Simões.

 

De seguida, com o título “Diálogos entre Literatura e Ciência(s)”, Carlos Fiolhais, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), vai falar sobre “A ciência no tempo de Camões”, Carlota Simões, também da FCTUC, sobre “Camões e a Astronomia: Vénus, deusa e planeta n’ Os Lusíadas”, e João Luís Fernandes, da FLUC, sobre “Camões, hoje – viagens por geógrafos e geografias”. A moderação é de Helena Duque.

 

Às 19h00, tem lugar uma “Experiência imersiva num sarau cultural do século XVI”, no Seminário Maior de Coimbra, com Albano Figueiredo, diretor da FLUC, a dissertar sobre “Camões e o imaginário alimentar”. A sessão vai ter elementos da Escola Artística do Conservatório de Música de Coimbra a interpretarem temas quinhentistas, um momento de degustação de pratos com ingredientes e elementos gastronómicos referidos na obra camoniana e, naturalmente, declamação de poemas de Camões.

 

No dia seguinte, os participantes voltam à Casa Municipal da Cultura, às 9h00, para a apresentação/exploração da exposição “Camões, 500 anos depois! Mostrar e (re)Criar Camões nos seus múltiplos aspetos”, da Rede de Bibliotecas de Coimbra – Professores Bibliotecários. Às 10h00, tem início o terceiro painel, “Camões e as relações internacionais e interculturais”, que conta com moderação de Carla Fernandes e intervenções de José Carlos Seabra Pereira, do Centro Interuniversitário de Estudos Camonianos (CIEC), sobre “Vendo nações, linguages e costumes” – Camões e as gramáticas das civilizações, e Fernando Florêncio, da UC, sobre “Representações sobre as sociedades africanas no tempo de Luís Camões na Ilha de Moçambique”.

 

Às 11h30, vai ter lugar uma mesa-redonda, sobre “Camões e a representação feminina”, com moderação de Filomena Pedroso e intervenções de Maria Antónia Lopes, da FLUC, sobre “O estatuto das mulheres portuguesas no século XVI: situação jurídica, oportunidades e vivências”, Filipa Araújo, da UC, sobre “As Lusíadas ilustres nas edições comemorativas d’ Os Lusíadas, e Manuel Ferro, FLUC, sobre “As musas de Camões”.

 

Depois do almoço, na Cantina Central da UC (Sala Azul), a sessão da tarde começa às 14h30, com oficinas (grupos de 20 pessoas, distribuídas por ordem alfabética); a exposição “As Plantas na Obra Poética de Luís Vaz de Camões” (Casa-Museu Elysio de Moura), com coordenação de Jorge Paiva e Ana Margarida Silva; um percurso pelos edifícios quinhentistas dauUniversidade dinamizado pelo Turismo UC; uma oficina de paleografia e técnicas de escrita, a cargo da Biblioteca Geral da UC, com coordenação de Maria José Azevedo Santos; e a exposição “CAMÕES 500”, na Sala de S. Pedro da Biblioteca Geral.

 

O objetivo da iniciativa, realizada em articulação com a Rede Nacional de Bibliotecas Escolares e a Rede Concelhia de Bibliotecas de Coimbra, é aprofundar o conhecimento sobre o poeta, em particular sobre o seu percurso em Coimbra.

 

Com este curso, é proposta um conjunto de atividades culturais, científicas e performativas que convidam os formandos a explorar, transdisciplinarmente, o universo camoniano, pela forma como as diferentes áreas do saber e as vivências pessoais se refletem na obra do autor, cuja vida se repartiu por diferentes partes do mundo.  Visa-se, também, estimular os participantes a desenhar situações de aprendizagem que convoquem aprendizagens associadas às bibliotecas escolares e reforcem o trabalho colaborativo, transversal, com o objetivo de alcançar um maior enriquecimento curricular. A acentuada alteração dos hábitos de leitura, o avanço da tecnologia digital, a maior diversidade cultural dos alunos e a crescente reivindicação da igualdade entre géneros colocam desafios acrescidos ao ensino de Camões no século XXI, exigindo uma revisão da dinâmica das interpretações e das metodologias.

 

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×