Coimbra heraldic loading icon

Notícias

// Cultura

19 Fevereiro 2025

CACC inaugura exposição nacional “Um Silabário por Reconstruir” no próximo sábado

CACC inaugura exposição nacional “Um Silabário por Reconstruir” no próximo sábado

O Centro de Arte Contemporânea de Coimbra (CACC) inaugura, no próximo sábado, às 15h30, a exposição “Um Silabário por Reconstruir”, que se integra num projeto nacional da Rede Portuguesa de Arte Contemporânea. A exposição vai estar patente no CACC e na Sala da Cidade até 18 de maio, reunindo obras da Coleção de Arte Contemporânea do Estado em depósito no CACC, das novas aquisições (2019-2022) da Coleção de Arte Contemporânea do Estado, da Coleção Caixa Geral de Depósitos e da Coleção António Cachola. A entrada é gratuita. A mostra seguirá, depois, para outros pontos do país.

“Um Silabário por Reconstruir” é o mote para um projeto nacional, liderado pelo Município de Coimbra, desenvolvido no âmbito da Rede Portuguesa de Arte Contemporânea e financiado pela Direção-Geral das Artes. Com inauguração agendada para o dia 22 de fevereiro, em dois momentos, o primeiro às 15h30, no CACC, a que se seguirá uma performance, às 17h00, na Sala da Cidade, o antigo refeitório do Mosteiro de Santa Cruz, a mostra tem curadoria de José Maçãs de Carvalho e Joana Oliveira Borges e vai estar patente até ao dia 18 de maio.

 

Este projeto inclui uma parceria do Município de Coimbra com os Municípios de Óbidos e Elvas e com a Culturgest, viabilizando a circulação de obras da CACE, do MACE e da Culturgest. Depois de Coimbra, as exposições serão apresentadas no Museu de Arte Contemporânea de Elvas, na Galeria NovaOgiva, em Óbidos, e na Culturgest, no Porto, com o objetivo da disseminação da arte contemporânea no território nacional. Para cada um dos diferentes espaços, ao curador geral associam-se jovens curadores ligados a esses territórios.

 

As quatro exposições partem de um conjunto de 120 obras de 80 artistas nacionais e estrangeiros, da Coleção de Arte Contemporânea do Estado em depósito no CACC, as novas aquisições (2019-2022) da Coleção de Arte Contemporânea do Estado, obras da Coleção Caixa Geral de Depósitos e da Coleção António Cachola. Todavia, para cada uma das exposições serão realizadas seleções diferenciadas, de acordo com os curadores e espaços. Este projeto integrará, também, uma publicação alargada com apresentação das obras e textos de reflexão em torno do processo criativo e dos autores.

 

Em Coimbra, “Um Silabário por Reconstruir” inclui obras de Álvaro Lapa, Ana Jotta, Ana Rito, Andreia Santana, Catarina Dias , Dalila Gonçalves, Gonçalo Barreiros, Jorge Martins, Jorge Molder, João Louro, Julião Sarmento, Miguel Branco, Pedro Casqueiro, Rosa Carvalho e Rui Sanches no CACC e Rui Chafes e Vera Mota na Sala da Cidade.

 

A exposição reflete, também, o compromisso de Coimbra em promover a arte contemporânea como pilar essencial da cultura nacional.

 

“Um Silabário por Reconstruir” pode ser visitada no CACC de terça a sexta-feira, das 10h00 às 18h00, e aos sábados e domingos, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00. Já na Sala da Cidade, pode ser visitada de terça a sábado, das 13h00 às 18h00.

 

A entrada é gratuita, uma vez que a CM de Coimbra aprovou a isenção de taxas de ingressos no seguimento de uma candidatura aprovada pela DGARTES, com um financiamento de 120 mil euros.

Mais artigos em "Cultura"

Câmara Municipal de Coimbra logo

Câmara Municipal de Coimbra

Praça 8 de Maio - 3000-300, Coimbra
geral@cm-coimbra.pt
239 857 500 (chamada para a rede fixa nacional)
Coimbra,
the right place
to be.