O Mercado Municipal D. Pedro V foi o palco de atividades práticas do projeto CONVIVIUM, como o workshop “Mesas de Sobras”, que utilizou produtos excedentes do próprio mercado, e a sessão “Diálogos da Herança Alimentar”, ambos coordenados por parceiros noruegueses. A experiência contou ainda com a compra de ingredientes pelos cerca de 30 participantes para a preparação de um jantar, transformando o Mercado num laboratório de inovação culinária e de sustentabilidade.
O vereador com o pelouro das Feiras e Mercados, Miguel Fonseca, e a chefe do Gabinete das Relações Institucionais e Internacionais, Joana Gouveia Loureiro, deram as boas-vindas aos participantes. “O Mercado D. Pedro V é um espaço emblemático de Coimbra e cada vez mais um ponto de encontro entre a tradição e a modernidade. É com grande orgulho que acolhemos iniciativas como o CONVIVIUM, que promovem a cultura alimentar, a sustentabilidade e a inovação”, afirmou Miguel Fonseca, sublinhando que “este projeto é um exemplo de como Coimbra está na vanguarda da inovação cultural e social”. “Com iniciativas como esta valorizamos o nosso património cultural e alimentar, ao mesmo tempo que promovemos o desenvolvimento socioeconómico local”, referiu.
Os participantes tiveram ainda a oportunidade de fazer uma visita guiada, dinamizada pelo Município de Coimbra, que evidenciou o património histórico e alimentar. A visita teve início no próprio Mercado Municipal D. Pedro V, onde outrora existiam hortas do Mosteiro de Santa Cruz, e seguiu para o antigo refeitório, onde hoje funciona a Sala da Cidade.
O CONVIVIUM reflete os princípios fundadores do Novo Bauhaus Europeu: beleza, sustentabilidade e inclusão. Financiado pelo programa Horizon Europe, é um projeto ambicioso que visa criar uma rede europeia de comunidades que trabalham em conjunto para preservar e promover a cultura alimentar, a sustentabilidade e a inovação. Coimbra desempenha um papel central neste projeto, coordenando, através da Universidade de Coimbra, um consórcio de 15 instituições de seis países europeus.
Créditos fotográficos: Câmara Municipal de Coimbra | Nuno Ávila