Com o intuito de refletir e de partilhar experiências no âmbito do setor social, Coimbra vai receber a 1ª edição do Coimbra Social Summit, nos dias 11 e 12 de fevereiro. A iniciativa, promovida pela CM de Coimbra e pelo CASPAE, pretende difundir práticas inovadoras de intervenção social, que contribuem para o desenvolvimento social e para uma maior coesão territorial, na região de Coimbra.
As entidades interessadas em participar no evento podem inscrever-se até ao dia 24 de janeiro, através do formulário disponível em https://forms.gle/xNP9FhJJihoQLK48A. A organização vai dar a conhecer as entidades selecionadas no dia 27 de janeiro.
O primeiro dia do Coimbra Social Summit, de acesso livre, começa às 9h30, com a sessão de abertura, e é dedicado às instituições que vão ter a oportunidade de apresentar atividades e dar a conhecer projetos inovadores na área social. Os trabalhos encerram, neste dia, pelas 17h00, com um Porto de Honra.
O segundo dia pretende lançar o debate acerca do papel do setor social no panorama nacional e local, bem como os desafios que este enfrenta no futuro mais próximo. Vão ser realizadas duas conferências, a primeira pelas 10h00, sobre “O papel do Terceiro Setor no Combate à Pobreza”, e a segunda, com início às 14h30, intitulada “Percursos de Vida”. As duas conferências vão ser sucedidas de mesas-redondas, a da manhã, pelas 11h30, com o tema “Presente e futuro do terceiro setor em Portugal”, e a da tarde, pelas 15h30, com o tema “O retrato do setor social na região Coimbra”. O objetivo passa por aprofundar cada uma das temáticas, através de conversas com personalidades com vasta experiência nas áreas. A sessão de encerramento vai ter lugar às 17h00.
O programa detalhado do Coimbra Social Summit vai ser disponibilizado brevemente e vão ainda ser abertas as inscrições para a participação no segundo dia do evento.