De acordo com os dados do Censos de 2021, o concelho de Coimbra possui um total de 140.816 habitantes, sendo que 35.534 são pessoas idosas (25,2%) e destas 7.884 vivem sozinhas (22,2%). O documento que vai agora ser elaborado, e depois votado pelos órgãos municipais, vai contar com a colaboração das várias unidades orgânicas da Câmara, bem como com os vários interlocutores locais, que abrangem não só as diversas entidades do setor social e da saúde, como também as demais instituições públicas, o setor privado, a academia, os empreendedores e outros movimentos da sociedade civil!
As características demográficas do território, ao longo das últimas décadas, apontam para um envelhecimento acentuado no concelho. De acordo com o índice de envelhecimento disponibilizado pelo Instituto Nacional de Estatística, em 2021 existiam 215 pessoas idosas por cada 100 jovens. Face a esse contexto, a CM de Coimbra quer preparar o Plano Municipal para o Envelhecimento Ativo, Saudável e Participativo 2025–2030 assente em uma política concertada de promoção de um envelhecimento ativo e saudável, com enfoque não só no desenvolvimento de um território cada vez mais amigo das pessoas idosas, com forte destaque nas pessoas, na promoção e criação de ambientes favoráveis à saúde e bem-estar ao longo do ciclo de vida, como também nos princípios do “envelhecer no lugar”, cujo objetivo é fomentar a possibilidade de se viver e envelhecer em casa e na comunidade, com segurança, conforto e de forma independente, pelo maior tempo possível.
É com este espírito de missão que a CM de Coimbra, em conjunto com os vários interlocutores locais se encontra focada em tornar o território de Coimbra cada vez mais amigo do envelhecimento e da longevidade, priorizando esta temática de modo a atingir-se o reconhecimento de Coimbra como “Cidade e Comunidade Amiga da Pessoa Idosa”, distinção esta da Organização Mundial de Saúde.
O plano vai assentar, assim, em sete eixos fundamentais: Eixo I – Saúde e Bem-Estar; Eixo II – Autonomia e Vida Independente; Eixo III – Educação e Formação ao Longo da Vida; Eixo IV – Vida Laboral Saudável ao Longo da Vida; Eixo V – Rendimentos e Economia do Envelhecimento e Eixo VI – Participação na Sociedade.
Concretizado o plano, Coimbra segue alinhada com as melhores práticas internacionais e nacionais na política de promoção do envelhecimento ativo e saudável, designadamente com a estratégia das Nações Unidas – que definiu o período até 2030 como “A Década do Envelhecimento Saudável” –, o “Plano Nacional de Saúde 2030”, aprovado pela Resolução do Conselho de Ministros N.º 93/2023, de 16 de agosto de 2023, e o “Plano de Ação do Envelhecimento Ativo e Saudável 2023-2026”, aprovado pela Resolução do Conselho de Ministros N.º 14/2024, de 12 de janeiro de 2024.
Trata-se de um enorme desafio, que pretende impactar significativamente não só as pessoas como também a sociedade, afetando “o crescimento económico, a sustentabilidade orçamental, os cuidados de saúde e os cuidados de longa duração, o bem-estar e a coesão social”, conforme o Livro Verde sobre o Envelhecimento, aprovado em 2021 pela Comissão Europeia.
Deste modo, encontra-se aberto, até ao dia 31 de janeiro, o período de integração de propostas de atividades, projetos e serviços, atualmente em curso ou previstos de serem executados pelos demais interlocutores locais até 2030, devendo todos os interessados solicitar informações adicionais através do endereço eletrónico ggea@cm-coimbra.pt ou do contacto telefónico 239 854 294.
Créditos fotográficos: Câmara Municipal de Coimbra | João Sobral