“Tendo em consideração o interesse municipal, a valorização e o enriquecimento do património artístico e cultural da cidade”, a proposta dos serviços municipais é para a aceitação do busto em bronze com base em pedra granito do colecionador russo Vladislav Khablie, com o valor atribuído de 40 mil euros.
O busto representa o Rei dos Alanos Ataces (também designado por Addak ou Addacus), que viria a desposar a Princesa Cindazunda, figura histórica ligada a Coimbra. Os laços históricos que unem Coimbra e o povo Alano, que se testemunham no próprio brasão da cidade, justificam a intenção de ofertar o busto do Rei Ataces ao Município.
O autor da peça é Taimuraz Kazbekovitch Zangiev, que estudou na Escola de Arte Tavasiev, no Art College local (faculdade de cerâmica artística) e no Instituto Surikov, em Moscovo.
Vladislav Khabliev, colecionador de arte, organizou, recentemente, uma exposição, da qual é proprietário, no palácio da cidadela de Cascais, sob o nome “O legado dos Alanos”, e tem intenção de propor a sua exibição em Coimbra, no decurso do presente ano.