A CM de Coimbra, através da Divisão de Bibliotecas e Arquivo Histórico, em conjunto com Centro Português Albuquerque e Castro, da Santa Casa da Misericórdia do Porto, vai assinalar o Dia Mundial do Braille, que se comemora no próximo sábado, dia 4 de janeiro. Para tal, vai ser apresentada a conversão para braille da obra de Joaquim Vieira, “Mário Soares: uma vida – biografia revisitada e ampliada”, de modo a ampliar a abrangência da leitura ao público invisual e homenagear o ex-Presidente da República.
A impressão em braille da obra publicada em quatro volumes pela Editora Reverso, em parceria com a revista “Sábado”, foi efetuada pelo Centro Professor Albuquerque e Castro, da Santa Casa da Misericórdia do Porto. Por sua vez, o trabalho prévio de digitalização, de conversão, de revisão e de correção gráfica foi assegurado pela Biblioteca Municipal de Coimbra, através do Serviço de Leitura para Deficientes Visuais.
Através do Serviço de Leitura para Deficientes Visuais, a Biblioteca Municipal disponibiliza formatos mp3, braille e, desde 2016, rtf. A produção de títulos em formato rtf faz-se, de forma regular, desde essa data, tendo sido até hoje produzidos mais de 500. A escolha de textos a converter obedece a critérios pré-estabelecidos, sendo a celebração de efemérides um dos mais representativos.
Termina, também, no sábado, a exposição “Mário Soares, por Fernando Marques ‘O Formidável’”, que reúne um conjunto de 12 fotografias deste notável repórter de Coimbra (cujo espólio está depositado na Biblioteca Municipal) sobre uma das figuras maiores da política portuguesa do século XX. Soares é retratado em dois momentos distintos ocorridos em 1975: um comício do Partido Socialista no Pavilhão dos Olivais (em março) e uma ação deste partido em Ceira, em junho.