A atribuição de um apoio financeiro da CM de Coimbra, no valor de 3.750€ à Associação Existências, para comparticipar a continuidade a projetos socialmente relevantes, decorre no âmbito do Regulamento Municipal para Atribuição de Apoios na Área Social (RMAAAS) e vai ser formalizado através da celebração de um contrato-programa de desenvolvimento social.
A Associação Existências é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, criada em 2004, com sede em Coimbra. Desenvolve atividades na promoção e na proteção da saúde e intervenção social, bem como na promoção da igualdade de género e de oportunidades, formação e educação.
O projeto “Adão e Eva II” tem como objetivo prevenir, promover ativamente e realizar rastreios das infeções por VIH, VHB, e C e outras IST, no distrito de Coimbra, de forma anónima, confidencial e gratuita, com informação pré e aconselhamento pós-teste. Com o projeto “Etapas Positivas” pretende-se fomentar o desenvolvimento de prevenção positiva, junto de pessoas infetadas pelo vírus VIH, intervindo simultaneamente junto de familiares, companheiros amorosos ou de profissão, pelo impacto que sofrem. “Nov’Ellos” é outro dos projetos desenvolvidos, centrado na redução de riscos associados ao consumo de substâncias psicoativas, quer lícitas quer ilícitas. Já o “Gabinete de Apoio a Pessoas LGBTQIA+” tem como principal objetivo a saúde, bem-estar e qualidade de vida dos sujeitos LGBTQIA+”, através de uma resposta centrada no indivíduo.
De referir que, dos projetos acima mencionados, apenas “Adão e Eva II” é alvo de financiamento público em 84%, sendo o montante restante e os outros projetos suportados exclusivamente por financiamento próprio e donativos privados obtidos pela Associação Existências. O pedido de apoio ao projeto “Adão e Eva II” apenas incide sob a parte não comparticipada pela Direção Geral da Saúde.