O contacto com ambientes naturais ao ar livre tem vindo a ganhar cada vez mais destaque na lista das boas práticas para a promoção da saúde física e mental quer de doenças oncológicas quer em doenças graves degenerativas.
Nesse sentido, com este protocolo pretende-se criar espaços para bebés e crianças pequenas para manterem contato direto com um ambiente natural, protegido e controlado, no decurso dos longos períodos de internamento a que estão sujeitas. Pretende-se, ainda, realizar ações de autocuidado, tais como meditação, yoga, leitura, entre outros.
Com um orçamento previsto no valor de 34.5000 euros, o Projeto “Casulo” – Jardim de Bem-Estar operacionaliza-se através da criação de superfícies verticais ajardinadas, na colocação de floreiras e na seleção de plantas adequadas ao projeto. Também a colocação de pavimento amovível em PVC, de mobiliário, ou a instalação de uma rede de água com sistema de rega automática e de uma rede de eletricidade com circuito de iluminação LED e ainda a colocação de circuito sinalizado integram este projeto.
O Projeto “Casulo” – Jardim de Bem-Estar envolve vários parceiros, nomeadamente o Hospital Pediátrico – Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, o Jardim Botânico da Universidade de Coimbra, a Leroy Merlin, a Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos, para além da Câmara Municipal de Coimbra. Segundo a proposta de protocolo, a autarquia vai ceder para a concretização do projeto árvores, plantas e terra.
A Associação Calióasis – Centro de Bem Estar para Pessoas Afetadas pelo Cancro é uma entidade sem fins lucrativos, criada em 22 de novembro de 2020, com sede no Hospital Pediátrico de Coimbra. Com o objetivo de contribuir para uma melhoria na qualidade de vida de jovens afetados pelo cancro e respetivas famílias, a associação dá respostas a algumas das suas necessidades nas diferentes vertentes, designadamente psicológica, emocional, social, formativa e financeira.