Sobre este procedimento, importa recorda que o Executivo aprovou, na sua reunião de 18 de setembro, a abertura de um procedimento com vista à celebração de um contrato de gestão de eficiência energética para a iluminação pública do Município de Coimbra. Já na Assembleia Municipal, a 30 de julho de 2024, foi aprovada a autorização de despesa plurianual respeitante ao Contrato de Gestão de Eficiência para a implementação de medidas de melhoria da eficiência energética no sistema de iluminação pública.
De acordo com os critérios de adjudicação, o júri procedeu à ordenação das propostas admitidas, e após o envio do Relatório Preliminar aos concorrentes para efeitos de audiência préviasegue-se a proposta de adjudicação à empresa PreZero Portugal, pelo valor de 14,3 milhões de euros (M€).
Segundo o Caderno de Encargos, a empresa fica obrigada a elaborar e entregar, anualmente, à Câmara Municipal, para efeitos de avaliação das economias de energia, relatórios de medição e de verificação, nos quais deve constar o nível de racionalização e de eficiência energética, bem como o grau de poupança e variação do consumo relativamente ao ano de referência.