Em quatro dias, a BMC recebeu 320 novos utilizadores, num total de 581 inscritos na BiblioLED da CIM da Região de Coimbra. Esta rede já registou 364 empréstimos, dos quais 229 foram da BMC que, assim, lidera a plataforma na região Centro. O novo serviço BiblioLED está disponível através da BMC desde segunda-feira passada.
A BiblioLED disponibiliza, em formato de livro digital e de audiolivro, títulos de ficção e não ficção, maioritariamente em língua portuguesa. Está disponível em https://www.biblioled.gov.pt e o acesso a este serviço pode ser realizado via telemóvel ou tablet (através da app móvel), computador (leitor online) e, ainda, através de leitores de livros digitais (e-reader) compatíveis. Para tal, é apenas necessário estar inscrito numa das bibliotecas municipais da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas que tenham aderido à BiblioLED.
Este novo serviço procura fomentar os hábitos de leitura, promover serviços de qualidade nas bibliotecas municipais, desenvolver competências de literacia digital e facilitar o acesso a livros digitais e audiolivros, em complemento ao serviço presencial já oferecido pelas 445 bibliotecas que, atualmente, integram a Rede Nacional de Bibliotecas Públicas.
O catálogo inicial da BiblioLED é constituído por uma coleção nacional de 1.500 títulos, atualizados trimestralmente e por 25 coleções regionais geridas pelas Redes Intermunicipais e Rede Metropolitanas de Bibliotecas e apenas acessíveis aos seus utilizadores.
A BiblioLED não pretende ser uma biblioteca digital universal, mas antes disponibilizar uma seleção de livros digitais e audiolivros, proporcionando boas experiências de leitura aos diferentes segmentos de público. Este projeto é financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), Medida C04-i01-m03 – Internacionalização, modernização e transição digital do livro e dos autores.