No próximo sábado, como é já habitual no quarto sábado de casa mês, as entradas são gratuitas no MMC e no CACC. O Edifício Chiado vai ter patente, para além da coleção permanente de Telo de Morais, as exposições “PRESSÃO”, de Miguel Pinheiro, e “Janela Indiscreta”, de Daniela Guerreiro, esta na Galeria Almedina. Já na Torre de Almedina, está patente a mostra “Coimbra, 1395”, na Torre de Anto conta-se a história da Guitarra e do Fado de Coimbra e, no Edifício da Inquisição, a história dos “Judeus de Coimbra”.
O CACC tem patente a exposição “O Rumor da Imagem” e, dia 28, às 15h00, realiza-se uma visita acompanhada pelo curador José Maçãs de Carvalho e pelo colecionador Alberto Caetano. A visita requer inscrição prévia, através do telefone 239 828 052 ou do e-mail centroartecontemporanea@cm-coimbra.pt. Ainda no dia 28, está prevista, às 16h00, a oficina de desenho assistido Artsketchers, para maiores de 18 anos. A inscrição é gratuita, mas as vagas são limitadas, e a oficina requer inscrição prévia para os contactos habituais. Recordamos que os participantes têm de levar o material.
Já na Sala da Cidade, das 13h00 às 18h00, está patente a exposição “O comboio de Alta Velocidade chega a Coimbra”, que pretende mostrar, através de um vídeo, dos projetos, das plantas e da maqueta, a futura estação intermodal e toda a transformação do espaço urbano envolvente. A mostra, organizada pela Câmara Municipal de Coimbra, tem como base o projeto da autoria do arquiteto Joan Busquets, e foi realizada em colaboração com a Infraestruturas de Portugal S.A. e o CEDRU – Centro de Estudos e Desenvolvimento Regional e Urbano, Lda.
A exposição “O comboio de Alta Velocidade chega a Coimbra” vai permitir aos visitantes conhecerem um pouco mais sobre o projeto da nova estação intermodal, desenhada pelo gabinete de arquitetura de Joan Busquets, e perceberem todas as transformações que vão acontecer no espaço urbano envolvente, onde vai nascer uma nova centralidade para a cidade de Coimbra.
Na Casa Municipal da Cultura, é possível apreciar as exposições “Memorizar Coimbra” e “Mário Soares, por Fernando Marques ‘O Formidável’”.