Em janeiro de 2025, como habitualmente, o MMC oferece ao público escolar um conjunto de atividades. As atividades destinam-se a crianças do pré-escolar ao 2º ciclo e ATL’s, são gratuitas, mas requerem inscrição prévia. Até dia 24 de janeiro decorre a oficina “Explorando o Mundo da Linogravura!”, a partir da exposição “Pressão” de Miguel Pinheiro, vai ser introduzido o mundo da arte da linogravura, estimulando a criatividade, a motricidade fina e o trabalho conjunto. As oficinas vão decorrer de terça a sexta-feira, das 10h00 às 16h00 e destinam-se ao público do pré-escolar ao segundo ciclo.
Já de 7 a 31 de janeiro, de terça e a sexta-feira, das 10h00 às 16h00, vai decorrer o “Jogo da Memória: Com Símbolos e Memórias, construímos o Futuro!”, no Edifício da Inquisição. Com esta iniciativa, destinada ao público do pré-escolar ao segundo ciclo, pretende dar-se a conhecer a história e a cultura judaica de forma lúdica e educativa. Partindo da identificação de alguns dos seus símbolos culturais, explorados na exposição “Judeus de Coimbra”, vai ser criado um jogo da memória
No dia 8 de janeiro, às 10h30, na Torre de Almedina – Núcleo da Cidade Muralhada, decorre a visita dramatizada “D. Sesnando, O Alvazil de Coimbra”, para o público pré-escolar, 1º e 2º ciclos. Finalmente, a 29 de janeiro, Dia Mundial do Puzzle, os alunos do pré-escolar e do 1º ciclo são convidados para visitarem o MMC | Edifício Chiado para construírem puzzles da coleção Telo de Morais.
As inscrições para todas estas atividades devem efetuadas através do telefone 239 833 771 ou do e-mail museu.municipal@cm-coimbra.pt. Recorde-se que o MMC não recebe inscrições individuais, todavia pode receber grupos, com um mínimo de cinco participantes, formado por pais ou encarregados de educação. Nesta modalidade, o adulto responsável pela marcação, ou outro por este indicado, ficará responsável pelo grupo durante a atividade.
Para além da programação para o público escolar, importa relembrar que está a decorrer no MMC, até dia 31 de janeiro, uma feira de publicações a preços promocionais. Um conjunto de publicações especializadas na história da cidade e nas manifestações artísticas que o Museu acolhe, designadamente os catálogos da Coleção Telo de Morais, volumes I e II, estão com desconto de 50%.
Durante este mês, é ainda possível visitar, no MMC, mais concretamente no Edifício Chiado, a Coleção Telo de Morais, a exposição “Pressão”, de Miguel Pinheiro, e a mostra “Janela Indiscreta”, de Daniela Guerreiro, na Galeria Almedina, até 19 de janeiro. No final do mês, a 23 de janeiro, a Galeria Almedina do Museu Municipal, vai acolher uma nova exposição do Grupo de Arqueologia e Arte do Centro. O MMC está aberto de terça a sexta-feira, das 10h00 às 18h00, e aos sábados e domingos, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00, encerrando à segunda-feira e aos feriados.
Na Torre de Almedina, pode ficar a conhecer a “Cidade Muralhada” e ver a exposição “Coimbra, 1395” – de terça a sábado, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00 (encerra aos domingos, segundas-feiras e feriados). Na Torre de Anto, pode ficar a conhecer a história da Guitarra e do Fado de Coimbra, de terça-feira a domingo, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00 (encerra às segundas-feiras e feriados). No Edifício da Inquisição, pode visitar a exposição “Judeus de Coimbra”, de terça-feira a sábado, das 13h00 às 18h00 (encerra aos domingos, segundas-feiras e feriados). E, finalmente, na Sala da Cidade, de terça-feira a sábado (encerra aos domingos, segundas-feiras e feriados), pode ficar a conhecer a exposição “O comboio de alta velocidade chega a Coimbra”.
Ainda para o público, a 18 de janeiro, às 15h30, decorre a visita acompanhada à exposição “Judeus de Coimbra | da tolerância à perseguição | memórias e materialidades”. A participação nesta iniciativa é gratuita, mas requer inscrição através do telefone 239 833 771 ou do e-mail museu.municipal@cm-coimbra.pt.
No dia 25 de janeiro, e como habitual ao quarto sábado do mês, a entrada é gratuita em todos os núcleos do MMC.