3 Dezembro 2024

Convento São Francisco acolhe Encontro sobre o combate ao tráfico de seres humanos na 6ª feira

Convento São Francisco acolhe Encontro sobre o combate ao tráfico de seres humanos na 6ª feira

A Sala Almedina do Convento São Francisco acolhe na próxima sexta-feira, dia 6 de dezembro, o VI Encontro da Rede Regional do Centro de Apoio e Proteção a Vítimas de Tráfico de Seres Humanos, com o tema “Quebrar Silêncios”. Um evento onde se assinala uma década de esforços em rede para combater o tráfico de seres humanos e de apoio às vítimas desta violação de direitos humanos. Um evento organizado coorganizado pela Rede Regional do Centro de Apoio e Proteção a Vítimas de Tráfico de Seres Humanos e pela Câmara Municipal (CM) de Coimbra.

O encontro tem início às 9h30, com a sessão de abertura, que conta com a presença da ministra da Juventude e Modernização, Margarida Balseiro Lopes, do presidente da Câmara Municipal de Coimbra, José Manuel Silva, e da diretora executiva da Associação para o Planeamento da Família (AFP).

 

Às 10h00, está previsto o primeiro painel do dia sobre “Boas Práticas de Cooperação Interinstitucional e Multidisciplinar”, com a intervenção de Manuel Albano, relator nacional para o Tráfico de Seres Humanos, que vai falar de “O Mecanismo de Referenciação Nacional em resposta aos desafios nacionais do Tráfico de Seres Humanos”. Seguem-se, depois, testemunhos de Ana Rita Brito, da AKTO – Direitos Humanos e Democracia, e de Sofia Querido e Carla Teixeira, da Cáritas Diocesana de Aveiro. A moderação é de Paulo Pereira, da AMI – Centro Porta Amiga de Coimbra.

 

Às 11h00, há uma mesa-redonda, sobre a “Evolução das Práticas Criminosas e Consequentes Respostas Judiciais”, com moderação de Margarida Oliveira, do Comando Distrital da Polícia de Segurança Pública de Coimbra, onde vão ser abordados temas como a “Evolução das formas de angariação e recrutamento do Tráfico de Seres Humanos ao longo dos anos”, por Orlando Ribeiro, inspetor-chefe da Unidade de Cooperação Internacional da Polícia Judiciária de Lisboa, “A Validade da Vitimação e o Estatuto de Vítima Especialmente Vulnerável”, por Ana Simões, procuradora da Ministério Público da Comarca de Coimbra, e “Os Desafios à cooperação legal e à proteção das vítimas de Tráfico de Seres Humanos”, por Marta Pereira, coordenadora das Respostas de Assistência a Vítimas de Tráfico de Seres Humanos da APF.

 

Depois de almoço, às 14h00, começa um segundo painel, com o mote “Conhecer para Agir”, moderado por Susana Pereira, da associação Mulher Século XXI, onde vão ser debatidos temas como o “Estado da Arte em números: Principais mudanças no Tráfico de Seres Humanos e Respostas ao Crime”, por Rita Penedo, chefe do Observatório do Tráfico de Seres Humanos, “Programa de Retorno Assistido e Reintegração Social das Vítimas”, por Patrícia Cunha, assistente de Projeto na OIM, e “A importância da sensibilização no combate ao crime”, por Ana Figueiredo, coordenadora dos Projetos Mercadoria Humana da Saúde em Português.

 

Seguem-se, às 15h50, mais testemunhos, desta vez “Silêncios Ruidosos”, por Vera Carnapete, coordenadora regional da Equipa Multidisciplinar Especializada  do Centro da AFP. E, depois, a intervenção da Comissão de Acompanhamento da Rede Regional do Centro, intitulada “Sensibilizar para conhecer, prevenir e combater: 10 Anos de Trabalho em Rede.”

O evento será encerrado pela chefe do Gabinete para a Igualdade e Inclusão da CM de Coimbra, Elsa Branquinho.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×