3 Dezembro 2024

Coimbra comemorou Dia Internacional da Cidade Educadora com atividades para todas as idades

Coimbra comemorou Dia Internacional da Cidade Educadora com atividades para todas as idades

As comemorações do Dia Internacional da Cidade Educadora, que se celebra a 30 de novembro, decorreram em Coimbra na passada sexta-feira, dia 29, e no sábado, dia 30, com o lema “A Cidade Educadora como laboratório de aprendizagens, cidadania e transformação social”. Foram dois dias repletos de iniciativas, que tiveram início com o hastear da bandeira “Coimbra Cidade Educadora”, nos Paços do Concelho, com a presença do vice-presidente da Câmara Municipal (CM) de Coimbra, Francisco Veiga, e continuaram com a realização de atividades culturais e socioeducativas direcionadas a todas as idades, numa perspetiva intergeracional.

A iniciativa contou com a participação de várias unidades orgânicas municipais e entidades externas que, em conjunto, contribuíram para sinalizar a efeméride e envolver a população, promovendo uma participação ativa, enquanto agentes educativos da cidade.  Na sexta-feira, dia 29 de novembro, decorreram duas atividades: “PASS(A)PORTA”, organizada pela Divisão de Museologia e destinada à comunidade escolar, e “ESCOLA CIÊNCIA VIVA – UC EXPLORATÓRIO”, promovida pelo UC Exploratório – Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra.

 

Já no dia 30, realizaram-se passeios de bicicleta adaptada destinados a seniores ou pessoas com mobilidade reduzida, a cargo da Pedalar Sem Idade Portugal e em estreita colaboração com Gabinete de Gerontologia e Envelhecimento Ativo, no Parque Verde do Mondego. O PASS(A)PORTA voltou a realizar-se, agora para crianças e famílias, no Edifício Chiado, na Torre de Almedina, na Torre de Anto e no Centro de Arte Contemporânea de Coimbra, e a Biblioteca Infantil acolheu o “Encontro com o Xadrez”, promovido pela Secção de Xadrez da Associação Académica de Coimbra.

 

A atividade “Dependência sem substância: um problema do séc. XXI” decorreu no Exploratório, enquanto o Mercado Municipal D. Pedro V acolheu o conto performativo “A verdadeira história do rato azul que vivia na casa do Pai Natal”, de Alice Cardoso, realizado pela Associação RECORTAR PALAVRAS, e uma exposição de brinquedos tradicionais populares, pela Associação Desportiva e Recreativa do Loureiro. Esta iniciativas foram promovidas pela Divisão de Cultura.

 

 

Por último, o TUMO Coimbra realizou diversas atividades durante o dia, designadamente de programação, animação, desenvolvimento de jogos, design, cinema, robótica, música e fotografia, destinadas a jovens com idades compreendidas entre os 12 e os 18 anos.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×