A iniciativa contou com a participação de várias unidades orgânicas municipais e entidades externas que, em conjunto, contribuíram para sinalizar a efeméride e envolver a população, promovendo uma participação ativa, enquanto agentes educativos da cidade. Na sexta-feira, dia 29 de novembro, decorreram duas atividades: “PASS(A)PORTA”, organizada pela Divisão de Museologia e destinada à comunidade escolar, e “ESCOLA CIÊNCIA VIVA – UC EXPLORATÓRIO”, promovida pelo UC Exploratório – Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra.
Já no dia 30, realizaram-se passeios de bicicleta adaptada destinados a seniores ou pessoas com mobilidade reduzida, a cargo da Pedalar Sem Idade Portugal e em estreita colaboração com Gabinete de Gerontologia e Envelhecimento Ativo, no Parque Verde do Mondego. O PASS(A)PORTA voltou a realizar-se, agora para crianças e famílias, no Edifício Chiado, na Torre de Almedina, na Torre de Anto e no Centro de Arte Contemporânea de Coimbra, e a Biblioteca Infantil acolheu o “Encontro com o Xadrez”, promovido pela Secção de Xadrez da Associação Académica de Coimbra.
A atividade “Dependência sem substância: um problema do séc. XXI” decorreu no Exploratório, enquanto o Mercado Municipal D. Pedro V acolheu o conto performativo “A verdadeira história do rato azul que vivia na casa do Pai Natal”, de Alice Cardoso, realizado pela Associação RECORTAR PALAVRAS, e uma exposição de brinquedos tradicionais populares, pela Associação Desportiva e Recreativa do Loureiro. Esta iniciativas foram promovidas pela Divisão de Cultura.
Por último, o TUMO Coimbra realizou diversas atividades durante o dia, designadamente de programação, animação, desenvolvimento de jogos, design, cinema, robótica, música e fotografia, destinadas a jovens com idades compreendidas entre os 12 e os 18 anos.