O Bairro Norton de Matos foi escolhido como caso de estudo, sendo, nesta fase, fundamental conhecer as perceções da comunidade residente. O questionário está acessível em https://forms.office.com/e/dh9kvzZVJS (até dia 20 de dezembro) e é fundamental para compreender as necessidades dos residentes e utilizadores da zona, sendo uma base sólida para a pesquisa académica e para a intervenção municipal no espaço urbano.
A utilização de modelos de baixa velocidade, com zonas coexistência e zonas com limite de 30 km/h, são recentes na literatura e legislação portuguesa, mas representam uma abordagem inovadora e eficaz. O projeto em desenvolvimento pretende ser uma ferramenta importante na estruturação da intervenção municipal, tanto no Bairro Norton de Matos como noutras zonas da cidade, abordando desafios como segurança, qualidade de vida e sustentabilidade ambiental.
A ideia surgiu durante a conferência “Espaço Público Partilhado – O Desafio”, integrada na programação da Semana Europeia da Mobilidade, onde se abordaram estratégias e medidas com potencial de transformação do ambiente rodoviário, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos habitantes e tornar as cidades ambientalmente mais sustentáveis.