A Propress – Associação Portuguesa de Jornalistas tem por missão “defender o jornalismo e os jornalistas, pautando a sua ação pela inovação e desafio, com vista a desenvolver essa função social, elemento essencial à democracia, no respeito pela deontologia e ética”. A associação propõe-se a promover ações de formação, estudos, discussão pública, investigação, iniciativas públicas e outras, procurando sempre, de forma inovadora, “a defesa e valorização dos jornalistas e do jornalismo”.
No sentido de encontrar um espaço para sediar a Associação, os responsáveis da Propress contactaram o Município, para facilitar esta procura. Assim, a CM de Coimbra propôs a cedência gratuita de um espaço situado na Rua das Azeiteiras, nº 32 e 34, da União das Freguesias de Coimbra, para acolher a Propress.
Segundo a proposta dos serviços municipais, o protocolo entre as partes é válido por um ano a contar da data da sua assinatura, podendo renovar-se por iguais períodos, caso não seja denunciado. A Propress obriga-se a manter o espaço em perfeito estado de “asseio, conservação e segurança” e a assumir as despesas com o consumo de água, de energia elétrica, de comunicações e de outras relacionadas com a manutenção e com funcionamento do espaço, bem como a contração de seguros que cubram o risco de incêndio e a responsabilidade civil pela utilização e atividades desenvolvidas no espaço cedido.