O encontro “Desafios e Conquistas: A Realidade das Pessoas com Deficiência na Sociedade” teve a participação de Fernando Fontes, investigador do Centro de Estudos Sociais (CES) e membro do Conselho Consultivo do Observatório da Deficiência e Direitos Humanos, que abordou a importância da pesquisa e das políticas públicas para a inclusão; de Catarina Vitorino, ativista e membro da direção do Centro de Vida Independente, que falou das suas experiências e dos desafios enfrentados por pessoas com deficiência em busca de autonomia e direitos; e de Miguel Santos Costa, diretor de Departamento de Espaço Público da CM de Coimbra, que abordou o tema da acessibilidade em espaço urbano e a importância do planeamento inclusivo das cidades.
Antes do debate, decorreu, no mesmo local, um workshop de Língua Gestual Portuguesa, ministrado por Marisa Maganinho. O workshop serviu para sensibilizar os presentes para a importância da comunicação acessível e da inclusão das comunidades surdas. Esta formação permitiu aos presentes aprenderem noções básicas de Língua Gestual Portuguesa, para uma melhor inclusão no dia a dia.
Com a participação nesta iniciativa que assinalou o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, a CM de Coimbra reafirmou o seu compromisso com a igualdade de oportunidades e com a promoção de ações que combatam barreiras sociais e estruturais enfrentadas pelas pessoas com deficiência.
Créditos fotográficos: Câmara Municipal de Coimbra | Nuno Ávila