Os “Sabores da Escrita” celebram 10 anos. O 10º aniversário do evento vai ser comemorado no dia 6 de dezembro, no Centro Cultural D. Dinis. A iniciativa, composta por uma palestra e um jantar temático com entretenimento cultural, completa, assim, uma década de existência e vai ser a ocasião de celebrar a época natalícia evocando, por palavras e imagens, dezenas de momentos em que os saberes da literatura e da história nos revelaram os sabores da gastronomia, em espaços emblemáticos da cidade de Coimbra, tais como a Casa da Escrita, a Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, o Seminário Maior e o Centro Cultural D. Dinis.
A próxima edição do “Sabores da Escrita” vai ser, ainda, para recordar quem tem protagonizado os eventos, desde os oradores aos responsáveis pela confeção dos jantares, aos animadores culturais e aos participantes. O programa inclui uma visita guiada pela página web da iniciativa, onde se guarda a memória das sessões dedicadas a personagens e épocas evocadas por diversos especialistas e as reconstituições de mesas que ocorreram. Num espírito festivo e de celebração, vão ser representados os “Sabores da Escrita” passados e anunciados os que estão para vir.
A iniciativa, organizada pela CM de Coimbra, através da Divisão de Bibliotecas e Arquivo Histórico, em parceria com FLUC, através da Direção do DIAITA – Património Alimentar da Lusofonia e do Doutoramento em Patrimónios Alimentares: Culturas e Identidades, com o Seminário Maior de Coimbra, vai contar com a participação de Maria Helena da Cruz Coelho e de Carmen Soares, que vão falar sobre “Uma década de Sabores da Escrita (2014 – 2024)”.
A iniciativa arranca com a conferência, marcada para as 19h30, de entrada livre, e segue-se, depois, o jantar temático, que começa às 20h00, e tem o custo de 22,50 euros por pessoa (inscrições limitadas a 60 pessoas). O jantar é confecionado e servido pelos Serviços de Ação Social da Universidade de Coimbra, contando com a animação cénica da Cooperativa Bonifrates e Almanach.
As inscrições podem ser efetuadas através do e-mail dct@cm-coimbra.pt. Quanto à ementa do jantar é composta por pão e broa, polvo dourado em molho, torresmos, pataniscas de bacalhau, orelheira ensalsada (antepasto), canja de capão, “vol au vent” de peru, bacalhau guisado com brandade da Provença (pasto), fartes, sonhos, morgados, filhoses, frituras de abóbora, rabanadas, regadas com calda, orelhas de abade, pão de ló, sopa dourada, mexidos (sobrepasto). Também há vinho branco e tinto, água, espumante e Kir Royale e café.