Depois da primeira edição no Porto, no ano passado, chega a Coimbra já esta quarta-feira a conferência anual “Cidade Azul”, promovida pelo jornal Público e este ano dedicada ao tema “Clima e Saúde”. A entrada é gratuita, mas as inscrições são obrigatórias e devem ser efetuadas aqui, onde se encontra também o programa e os oradores do encontro.
A conferência decorre durante a manhã, entre as 9h00 e as 13h00, e a sessão de abertura vai contar com presidente da CM de Coimbra, José Manuel Silva, e diretor do “Público”, David Pontes. Os trabalhos começam logo de seguida, com a intervenção de Luís Campos, presidente do Conselho Português para a Saúde e Ambiente, que participa depois num “podcast” com o jornalista Ruben Martins.
Às 9h45, começa o primeiro painel, intitulado “Refúgios de Calor”, com Ana Terra Amorim-Maia, investigadora BC3 – Basque Centre for Climate Change, António Carmo Gouveia, investigador no Departamento de Ciências da Vida e no Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra (UC), e Hélder Lopes, do Departamento de Geografia da Universidade do Minho e investigador do Lab2PT/IN2PAST. A moderação vai estar a cargo da jornalista do “Público”, Aline Flor. De seguida, há lugar para a intervenção “O Campus na Cidade”, de Alfredo Dias, vice-reitor da UC para o Património, Edificado e Turismo.
Às 11h00, começa o segundo painel, “Urbanismo e Alterações Climáticas”, com Ana Teixeira Mesquita, do Conselho de Administração da Associação Nacional de Coberturas Verdes, Anabela Ribeiro, diretora da Licenciatura em Gestão de Cidades Sustentáveis e Inteligentes da UC), João Pedro Costa, presidente do CIAUD – Centro de Investigação em Arquitetura, Urbanismo e Design, e Paulo Barbosa, membro do Joint Research Center – European Comission. Aline Flor fará, novamente, a moderação deste painel.
Às 11h45, o vereador do Ambiente e Sustentabilidade da CM de Coimbra, Carlos Matias Lopes, apresenta o projeto GOLL, em curso na autarquia. Às 12h00, arranca o terceiro painel, sobre “A Poluição Impossível de escapar: PFAs, Luz, Som, e Microplásticos”, com Isabel Henriques, investigadora do grupo ONE HEALTH, Susana Fonseca, da direção da ZERO, e Paula Sobral, investigadora do MARE (Marine and Environmental Sciences Centre). A moderação é da jornalista Andréia Azevedo Soares. Segue-se um espaço de comentário com a bióloga, professora e Investigadora da UC, Helena Freitas, e a sessão de encerramento da conferência pela secretária de Estado da Saúde, por Ana Povo.
Já da parte da tarde, a partir das 15h00, têm lugar três workshops. O primeiro, sobre “Como transformar a nossa casa para a eficiência energética?”, vai ser ministrado por João Vieira, arquiteto, fundador do Studio JV. O segundo, sobre “Ecoansiedade”, por Teresa Pereira, da EcoPsi, e, por fim, às 17h00, o workshop “Uma horta em qualquer lado: a permacultura é possível na cidade?”, ministrado por André Maciel, das Hortas LX.
As conferências “Cidade Azul” são uma iniciativa do “Público” e promovem o debate sobre cidades e o desafio da sustentabilidade ambiental. Nesta edição, em Coimbra, promovida juntamente com a Câmara Municipal, o tema a explorar é “Clima e Saúde”. Pretende-se, pois, debater como é que as alterações climáticas representam uma ameaça para a saúde e podem reverter décadas de progresso nesta área. Os especialistas vão, ainda, analisar como é que os eventos meteorológicos e climáticos mais frequentes e extremos afetam a saúde, aumentando o risco de mortes, doenças não transmissíveis, aparecimento e propagação de doenças infeciosas e emergências sanitárias. O impacto destas ameaças na força de trabalho e infraestruturas de saúde também vai estar em análise.