26 Novembro 2024

Jazz ao Centro Clube recebe 90 mil euros até 2026 para gestão do Salão Brazil

Jazz ao Centro Clube recebe 90 mil euros até 2026 para gestão do Salão Brazil

O Executivo municipal aprovou, na reunião de Câmara de dia 25 de novembro, uma proposta de apoio financeiro de 90 mil euros (30 mil por ano) ao Jazz ao Centro Clube (JACC) para apoio à gestão e programação do Salão Brazil, incluindo despesas administrativas e de funcionamento, no triénio de 2024 a 2026. A este valor acresce ainda o apoio de 225 mil euros (75 mil por ano), aprovado em agosto, para apoio ao desenvolvimento da atividade permanente. O JACC tem, assim, pela primeira vez, um protocolo trienal, na sequência da política cultural do Município, que dá maior estabilidade às estruturas culturais profissionais de Coimbra. Desta forma, no total, o Município vai apoiar o JACC com 315 mil euros até 2026.

O Salão Brazil, na Baixa de Coimbra, é um equipamento que desempenha um papel de primordial importância no centro histórico e que completará, em 2026, 100 anos. É uma plataforma de criação e de apresentação de espetáculos com um forte enfoque na inovação artística e na criação discográfica nacional por parte de artistas emergentes. Uma parte significativa da sua programação é dedicada ao jazz e às músicas improvisadas de cariz exploratório, sendo que a esmagadora maioria dos artistas que têm palco no Salão Brazil têm menos de 40 anos.

 

Nesse sentido, a CM de Coimbra vai atribuir ao JACC 30 mil euros por ano para a gestão e para programação do Salão Brazil, a que acrescem 75 mil euros por ano (no total 225 mil euros, até 2026) para criação artística, na sequência da deliberação tomada na reunião de Câmara de 19 de agosto. Assim, até 2026, através destes protocolos, o JACC vai receber da Câmara Municipal de Coimbra, no total, 315 mil euros para apoio à atividade.

 

O Salão Brazil oferece à cidade uma programação cultural regular e é um espaço que confirma a importância social, cultural e económica deste tipo de espaços (salas independentes de pequena dimensão), sendo o seu contributo para a vitalidade do ecossistema da música atual portuguesa, assim como para a atração de diversas comunidades de públicos, fidelizando-os, e enriquecendo o projeto cultural do Município.

 

O JACC, que emergiu a partir do festival Jazz ao Centro – Encontros Internacionais de Jazz de Coimbra, que colocou a cidade no circuito global do jazz e da música improvisada, teve, em 2024, a sua 15ª edição, e continua a assumir novos desafios, que estenderam o reconhecimento do seu trabalho a todo o país e, mesmo, além-fronteiras.

 

Ao longo de um percurso de 21 anos o Jazz ao Centro Clube, cuja natureza e dimensão artística é única no município, que cedo conquistou o reconhecimento da cidade e da região centro, tem dirigido a sua intervenção para o enriquecimento e reforço da oferta cultural de qualidade concretizada no âmbito das políticas culturais autárquicas que a cidade de Coimbra oferece aos cidadãos conimbricenses e a todos aqueles que a visitam enquanto destino turístico.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×