14 Novembro 2024

Coimbra reforça papel da cultura na revitalização dos centros urbanos em webinar europeu

Coimbra reforça papel da cultura na revitalização dos centros urbanos em webinar europeu

A segunda reunião do Observatório Europeu dos Centros das Cidades (European Observatory for City Centers), na área temática “Cultura e Animação”, presidida por Coimbra e pela cidade eslovena de Ptuj, decorreu no passado dia 5 de novembro sob o tema “A Cultura como Vetor de Atratividade nos Centros das Cidades Europeias”. A sessão contou com mais de 50 participantes de várias cidades europeias e foi uma oportunidade para explorar e partilhar iniciativas culturais que promovem a revitalização dos centros históricos.

O Município de Coimbra esteve representado pelo vereador Miguel Fonseca, pela responsável pelas Relações Institucionais e Internacionais, Joana Gouveia Loureiro, e pelo chefe de divisão da Cultura, Rafael Nascimento. Tânia Rodrigues e João Silva, da plataforma conimbricense Bluehouse, foram convidados para apresentarem o impacto das iniciativas culturais Verão a Dois Tempos| Festival Epicentro na dinamização da Baixa de Coimbra. As atividades, que decorreram no verão, transformaram a zona histórica da cidade num palco de experiências culturais diversificadas e foram destacadas como exemplos de sucesso na criação de novos públicos e na promoção de uma vivência urbana mais vibrante.

 

Durante o evento, Coimbra refletiu sobre a cultura como eixo de atratividade e transformação urbana com líderes de outras cidades europeias que enfrentam desafios semelhantes. “A cultura é fundamental para revitalizar o centro urbano, criando uma dinâmica de atratividade que atrai tanto visitantes como investidores. Investir na cultura é um desafio comum a todas as cidades europeias, mas acreditamos que este é o caminho certo para um centro histórico vibrante e integrador”, frisou o vereador Miguel Fonseca. Nuska Gajšek, presidente da Câmara de Ptuj, na Eslovénia, partilhou o impacto da cultura e de eventos anuais na atratividade do centro histórico da sua cidade, enquanto Stéphane Segreto Aguilar, diretor do Relais Culture Europe, abordou a importância das iniciativas culturais europeias na criação de conexões locais e fortalecimento da identidade urbana.

 

Loïc Clairet, diretor do projeto Esch Capitale Culturelle, Daniel Codello, coordenador das políticas transfronteiriças e europeias, e Christian Bettendorf, chefe do departamento económico de Esch-sur-Alzette, a Capital Europeia da Cultura em 2022, partilharam reflexões sobre o processo de candidatura e as principais iniciativas que tornaram este projeto um marco cultural europeu. Klaudia Mazur, diretora de comunicação de Rzeszów, na Polónia, apresentou a sua experiência de revitalização dos centros urbanos,através da cultura, evidenciando o impacto dessas ações no fortalecimento da identidade local e na dinamização dos espaços históricos.

 

Coimbra é a única cidade portuguesa com um papel de liderança no Observatório Europeu dos Centros das Cidades, copresidindo a área temática “Cultura e Animação” em colaboração com a cidade de Ptuj. Este Observatório, apoiado pela associação francesa Centre-Ville en Mouvement, tem como objetivo promover estratégias de dinamização urbana em seis áreas, estando prevista uma reunião plenária, em novembro de 2025, em Paris, na qual serão partilhados resultados e boas práticas.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×