O programa de Natal da CM de Coimbra foi apresentado hoje, dia 7 de novembro, em conferência de imprensa, no Largo da Portagem, com a presença do presidente da CM de Coimbra, José Manuel Silva, do vice-presidente, Francisco Veiga, do vereador Miguel Fonseca, do presidente da União de Freguesias de Coimbra (UFC), João Francisco Campos, da presidente da Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra (APBC), Assunção Ataíde, e da representante da empresa Vertente Versátil, responsável pela produção da Coimbra Magic Land, Dina Maia. O momento contou também com a presença dos embaixadores da Magic Land, Mónica Jardim e Marco Horácio.
A CM de Coimbra, através de um trabalho conjunto de diversas unidades orgânicas, preparou para a época natalícia uma vasta programação, que totaliza 100 atividades durante 59 dias, em estreita articulação com a UFC, a APBC, a empresa Renasceia, concessionária da área de restauração do Mercado Municipal D. Pedro V, destinada a todos os públicos de todas das idades e que vai decorrer em diversos pontos da cidade, já a partir do próximo sábado. O arranque da programação decorre com a inauguração da iluminação de Natal, às 19h00, na Praça 8 de Maio, com a chegada do Pai e da Mãe Natal, e que se segue, no mesmo local, o concerto de abertura com o Coimbra Gospel Choir.
Este ano as iluminações, que vão ser estendidas a novas zonas da cidade, vão funcionar, regularmente, de domingo a quinta-feira, das 17h00 às 24h00. Às sextas-feiras e aos sábados, assim como a 24 dezembro, a iluminação vai manter-se ligada mais duas horas, estendendo-se até às 2h00. A grande exceção será no dia 31 dezembro, noite de fim de ano, em que as luzes ficam ligadas entre as 17h00 e as 6h00.
Com uma programação eclética e diversificada, o destaque do “Coimbra Natal’ 24” vai para a realização da segunda edição do Coimbra Magic Land. O evento, de acesso livre, vai decorrer no Parque Verde do Mondego, na margem de Santa Clara, no antigo Choupalinho. A iniciativa resulta de uma coorganização entre a CM de Coimbra e a empresa “Vertente Versátil, Unipessoal Lda” e inclui um conjunto de equipamentos e de atrações alusivas ao Natal. Entre as várias atrações (algumas delas gratuitas e outras mediante o pagamento de um valor simbólico) estão incluídas a Casa do Pai Natal, uma pista de gelo ecológica, insufláveis gigantes, um carrossel parisiense, snow slide, comboio de Natal, a fábrica dos brinquedos, baloiços, trampolim, animadores interativos e circenses, carrinhos de choque infantil, uma pista de trenó e paradas de Natal. Para além destas atividades, o Coimbra Magic Land vai incluir ainda um Mercadinho de Natal e tasquinhas de food truck, bem como outros espetáculos alusivos a esta época festiva. Ainda para os mais jovens, a cidade vai receber o “O Panda e os Caricas”, com o novo espetáculo “Quando Eu Crescer”, no dia 14 de dezembro, às 11h, no Pavilhão Municipal Multidesportos Mário Mexia.
Já a Praça do Comércio vai acolher, de 29 de novembro a 22 de dezembro, o Mercado de Natal, organizado pela UFC com o apoio do Município. O mercado, com cerca de 40 expositor, tem ênfase no artesanato e na gastronomia locais, vai ter também uma programação pensada para as famílias. De segunda a quinta-feira, o Mercado vai funcionar das 12h00 às 22h00, nos sábados das 10h00 às 22h00 e aos domingos das 10h00 às 20h00.
Por sua vez, o Mercado Municipal vai contar também com decoração e programação natalícia e o coração da Baixa vai voltar a receber, com grandes novidades, um espetáculo de video mapping.
Este ano, depois de um trabalho de restauro que representa um investimento municipal de cerca de 13 mil euros, o tradicional e emblemático Presépio de Cabral Antunes vai ser inaugurado no dia 14 de dezembro, às 16h30, no nº 80 da Rua da Sofia, onde vai ficar em exposição até ao dia 6 de janeiro.
De salientar ainda as dezenas de atividades culturais, com a forte participação do tecido associativo cultural. Por toda a Baixa e Alta estão previstas visitas guiadas ao património edificado, arruadas com o Pai e a Mãe Natal e outras figuras do imaginário infantil, com o Grupo de Concertinas “Os Amigos da Paródia”, com os Dixie Gringos Jazz Band e, ainda, com os ELUS – Deliciosas Diferenças, da APPACDM de Soure, no dia 16 de dezembro, às 17h00, entre o Largo do Poço e a Praça 8 de Maio. O programa, este ano, convida, ainda, a relembrar e a reviver antigas tradições, na Praça do Comércio, com dois desfiles etnográficos, no dia 7 de dezembro, às 12h00, e às 17h00, pelo Rancho Folclórico Etnográfico Rosas da Amoreira e pelo Rancho Folclórico Rosas do Mondego, respetivamente.
No campo da gastronomia, Coimbra acolhe mais uma edição do evento “Sabores da Escrita” que vai levar, no dia 6 de dezembro, ao Centro Cultural D. Dinis, às 20h00, “Os Melhores Sabores da Escrita”.
Entre as muitas novidades, destaque também para o Concurso de Montras, promovido pela APBC, dirigido aos lojistas da Baixa, a animação de rua destinada a vários públicos, e, ainda, O Pai Natal Sobre Rodas, uma exposição de carros clássicos do grupo “Encontro dos Clássicos de Coimbra”, que tem lugar no dia 15 de dezembro, na Praça 8 de Maio e na Rua Visconde da Luz, entre as 11h00 e as 17h30.
Já no dia 21 de dezembro, às 18h00, realiza-se, no grande auditório do Convento São Francisco, o Concerto de Natal “Alegrem-se os Céus e a Terra”, pela Orquestra Clássica do Centro e Coro Essences Voices, um concerto solidário a favor da Liga dos Pequenitos do Hospital Pediátrico. E a 5 de janeiro, às 19h30, no mesmo local, o Concerto de Reis, pelo Coro Sinfónico Inês de Castro, na Igreja de Santa Cruz.
Estes são apenas alguns destaques da vasta programação para a quadra natalícia, que culmina com o desmontar do presépio do mestre Cabral Antunes e o desligar das luzes, no dia 6 de janeiro.
Créditos fotográficos: Câmara Municipal de Coimbra | João Paulo Silvano