Depois de dois anos sem alterações, a proposta de Mapa de Pessoal da Câmara Municipal (CM) de Coimbra para o próximo ano prevê um aumento de 34 novos postos de trabalho, necessários para a autarquia dar uma resposta cada vez mais célere a todos os pedidos que vão surgindo e, também, para aceder às solicitações dos serviços municipais, que alertaram para a necessidade de mais recursos humanos. O objetivo é que a Câmara Municipal (CM) de Coimbra seja uma verdadeira locomotiva do desenvolvimento do concelho, como defendeu o presidente da autarquia, José Manuel Silva, na reunião do Executivo.
As justificações para esta alteração são várias. São recebidos, diariamente, na CM de Coimbra, uma média de 5.559 e-mails, ou seja, mais de dois milhões de e-mails por ano. Há dias em que chegam a ser recebidos mais de 8.000 e-mails, baixando ligeiramente a média durante o fim de semana. Estes números que mostram o atual nível de trabalho na autarquia e a necessidade de reforçar as equipas dos serviços municipais, tal como revelou José Manuel Silva.
A estes números é necessário, ainda, somar as comunicações internas entre serviços, o que reforça a necessidade adicional de recursos humanos, nomeadamente de técnicos superiores. Tratar e responder a toda esta informação é uma tarefa “gigantesca”, como sublinhou José Manuel Silva. “Acelerar a Câmara, como estamos a fazer, com resultados muito positivos e cada vez mais evidentes, tem o inevitável efeito de exponenciar a carga de trabalho e o número de comunicações externas e internas”, afirma o presidente.
O mapa para 2025 prevê 2.575 trabalhadores. A proposta inclui 29 novos na carreira/categoria de Técnico Superior, mais quatro postos de trabalho na carreira/categoria de Assistente Técnico, três postos de trabalho na carreira/categoria de Assistente Operacional e um novo posto de trabalho na categoria de Encarregado Operacional, para as escolas. Em sentido inverso, diminuíram-se dois postos de trabalho na categoria de Especialista de Sistemas e Tecnologias de Informação, um posto de trabalho na categoria de Encarregado Geral Operacional, dois postos de trabalho na Carreira Especial de Fiscalização – Fiscal e dois postos de trabalho de Chefe de Serviços de Administração Escolas, devido a aposentação.