A formalização deste memorando de entendimento, que contou com a presença de outros dez Municípios, decorreu durante a manhã de hoje, dia 14 de novembro, no stand da Startup Portugal, na Web Summit. Com este memorando, a CM de Coimbra e a Startup Portugal pretendem reforçar o seu compromisso conjunto em apoiar e promover o ecossistema de startups e de scaleups em Portugal, facilitando o crescimento das empresas emergentes.
Após a assinatura do documento, “Estratégias Regionais para a promoção do empreendedorismo” foi o mote para o debate, também promovido pela Startup Portugal, que contou com a participação do vereador da CM de Coimbra. Miguel Fonseca destacou, perante um stand bem preenchido, a forte articulação entre os parceiros que compõem o ecossistema empreendedor do concelho e a CM de Coimbra, o que tem sido decisivo para a atração e para a promoção de investimento no concelho. O vereador referiu ainda importantes eventos neste âmbito, que têm permitido maximizar e dinamizar o ecossistema, como são exemplo o Coimbra Invest Summit e o Startup Capital Summit.
O memorando de entendimento assinado não traz quaisquer custos ou encargos para as partes, representando apenas uma orientação no relacionamento entre a CM de Coimbra e a Startup Portugal que, através deste documento, se compromete a partilhar informações sobre o ecossistema empreendedor português e a identificar as empresas com estatuto reconhecido de startup e de scaleup com sede no Município. Ajudar na captação conjunta de talento e de investidores com interesse em desenvolver a sua atividade em Coimbra e divulgar, junto da rede de contactos da Startup Portugal de startups e scaleups, as iniciativas relevantes organizadas pela edilidade são outras das obrigações da Startup Portugal, definidas no documento.
A CM de Coimbra, por sua vez, acorda em avaliar a possibilidade de isentar do imposto de derrama municipal as empresas com estatuto reconhecido de startup e de scaleup sediadas no concelho, nos termos a definir e a aprovar pela Câmara Municipal e Assembleia Municipal, bem como avaliar a possibilidade de aplicação de outros benefícios fiscais para empresas com estatuto reconhecido de startup e de scaleup, no âmbito das competências municipais. Divulgar as iniciativas da Startup Portugal pela sua rede de contactos e contribuir para a disseminação das mesmas, a fim de estimular o conhecimento e a participação da comunidade local e facilitar o acesso aos seus parceiros, fornecendo as informações que se considerem úteis para o crescimento da rede colaborativa, são também obrigações definidas para o Município.
Importa recordar que, nesta área, a CM de Coimbra já desenvolve diversas ações que visam cativar e fixar empreendedores e startups, designadamente através do Espaço Municipal de CoWork Pátio – Criatividade, Inovação e Empreendedorismo, do Prémio Empreendedorismo Feminino, pelo apoio ao Instituto Pedro Nunes (IPN) no desenvolvimento das suas atividades e na atribuição do prémio a um projeto no Concurso de Ideias de Negócio ARRISCA C promovido pela Universidade de Coimbra. De referir, ainda, que, no próximo ano, vai decorrer mais uma edição do evento promovido pela autarquia Coimbra Invest Summit e, em 2026, irá realizar-se o Startup Capital Summit, no qual a CM de Coimbra é coorganizadora.
A Startup Portugal, associação responsável, a nível nacional, pelo reconhecimento, monitorização e controlo do estatuto legal das startup e scaleup, é uma pessoa coletiva de tipo associativo, sem fins lucrativos, financiada por fundos públicos, à qual foi reconhecida utilidade pública. Tem como missão o desenvolvimento de atividades de interesse público no âmbito da promoção do empreendedorismo com base de inovação e de valor acrescentado, em estreita ligação com entidades públicas e privadas com atuação no ecossistema nacional de empreendedorismo e apoiar o Governo na implementação da Estratégia Nacional para o Empreendedorismo.
O vereador aproveitou esta deslocação à Web Summit para visitar o stand do IPN na Web Summit e cumprimentar a equipa presente, com destaque para o diretor de inovação, Jorge Pimenta. O momento permitiu ainda uma foto de grupo do ecossistema empreendedor do concelho presente no evento internacional, em que se juntaram a diretora do INOPOL Academia de Empreendedorismo, Sara Proença, e João Carreira, Gestor de Projetos do INOPOL.