A Feira do Bairro Norton de Matos, que se realiza semanalmente, por iniciativa da Câmara Municipal, congrega, no mesmo recinto, vários agentes económicos do comércio a retalho não sedentário, assumindo-se como um evento de cariz popular e tradicional, que há muito se realiza no concelho. Estimulando a economia local e uma maior interação social entre as comunidades, a Feira do Bairro beneficia quer os pequenos produtores agrícolas e demais vendedores, quer os consumidores.
De tamanho considerável e características únicas, integra uma rotina da população da cidade e dinamiza o comércio tradicional, constituindo-se como uma realidade já enraizada na população. Sendo tradição na cidade há mais de 40 anos, a feira é frequentada por muitos clientes, sem, contudo, existir qualquer regulamentação sobre a mesma.
Justifica-se, assim, o seu tratamento regulamentar separado do Regulamento Municipal das Feiras, Venda Ambulante e Restauração ou de Bebidas Não Sedentária, designadamente quanto à organização do recinto e o acesso ao mesmo, a definição dos lugares de venda e os critérios para atribuição dos mesmos, as condições de admissão dos feirantes, os direitos e deveres dos feirantes, as regras de funcionamento e de limpeza e o horário de funcionamento.
Sendo esta feira já uma tradição no centro de Coimbra, marcada pela dinamização do comércio tradicional já enraizado naquela zona, o Executivo Municipal pretende, com esta proposta de Regulamento, recuperar o dinamismo da Feira do Bairro Norton de Matos.