A tradicional São Silvestre de Coimbra compreende uma prova de corrida, de aproximadamente 10 quilómetros, e uma outra de caminhada, com uma distância aproximada de cinco quilómetros. Também a Mini São Silvestre, destinada aos escalões de benjamins, infantis, iniciados e juvenis, integra este evento que vai já na 46ª edição.
O percurso da prova de corrida começa e termina na Rua Infanta Dona Maria, passando pela Rua D. Manuel I, Rua do Estádio, Praça São José, Rua da Brotero, Rua General Humberto Delgado, Rua dos Combatentes da Grande Guerra, Rua do Brasil, Rua Tomé Rodrigues Sobral, Rua Monsenhor Augusto Nunes Pereira, Rotunda do Supercor, Rua do Brasil, Avenida Emídio Navarro, Rua Ferreira Borges, Rua Visconde da Luz, Praça 8 de Maio, Rua da Sofia, Rua Manuel Rodrigues, Praça Princesa Cindazunda, Avenida Fernão de Magalhães, Rua João Machado, Rua da Sofia, Rua Olímpio Nicolau Rui Fernandes, Avenida Sá da Bandeira, Rua Oliveira de Matos, Rua Castro Matoso, Alameda Júlio Henriques, Rua dos Combatentes da Grande Guerra, Rua General Humberto Delgado e Rua D. Manuel I.
Por sua vez, a prova de caminhada, que também tem início e chegada na Rua Infanta Dona Maria, passa pela Rua D. Manuel I, Rua do Estádio, Praça São José, Rua da Brotero, Rua General Humberto Delgado, Rua dos Combatentes da Grande Guerra, Alameda Júlio Henriques, Rua Alexandre Herculano, Praça da República, Rua Oliveira de Matos, Rua Castro Matoso, Alameda Júlio Henriques, Rua dos Combatentes da Grande Guerra, Rua General Humberto Delgado e Rua D. Manuel I.
Nesta parceria, cabe à CM de Coimbra, além da comparticipação de cinco mil euros, a promoção e a divulgação do evento; a disponibilização de equipamentos no Pavilhão Municipal Multidesportos Mário Mexia; a garantia da permanência de ambulância; a presença da Polícia Municipal, devidamente articulada e definida com a PSP; o reforço dos contentores do lixo na zona de partida e chegada, bem como nos pontos de abastecimento; a garantia de iluminação suficiente para a zona de meta, bem como na zona junto ao palco; a limpeza do percurso no decorrer da prova; e ainda a disponibilização de grades metálicas delimitadoras, sob definição da quantidade mediante o percurso e assegurar os serviços da PSP.
Por sua vez, é da responsabilidade da Associação Recreativa Casaense, assegurar o cumprimento da legislação em vigor respeitante à realização de eventos desportivos; elaborar a regulamentação técnica aplicável às provas; realizar a fiscalização e o controlo das provas; garantir e supervisionar os postos de abastecimento; validar, junto do Município de Coimbra, antes da prova, os sacos com as ofertas aos atletas; elaborar as classificações da prova; criar website oficial do evento e a imagem de todos os meios promocionais que venham a ser utilizados; a locução e a sonorização do espaço envolvente da zona de partida e de chegada, entre outros.