21 Novembro 2024

Câmara e ULS Coimbra inauguram nova Extensão de Saúde de Taveiro

Câmara e ULS Coimbra inauguram nova Extensão de Saúde de Taveiro

As novas instalações da Extensão de Saúde de Taveiro, que resultam da conclusão das obras de requalificação da antiga Casa da Criança, foram hoje, dia 21 de novembro, inauguradas, na presença do presidente da Câmara Municipal (CM) de Coimbra, José Manuel Silva, do vice-presidente, Francisco Veiga, da vereadora dos Edifícios e Equipamentos Municipais, Ana Bastos, do presidente da Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra, Alexandre Lourenço, da diretora clínica para a área dos cuidados de saúde primários da ULS de Coimbra, Almerinda Rodrigues Marques, e ainda do presidente da União de Freguesias de Taveiro, Ameal e Arzila, Jorge Mendes. Recorde-se que a autarquia investiu mais de 756 mil euros na requalificação da antiga Casa da Criança de Taveiro, depois do imóvel ter passado para a CM através de um Acordo de Transferência de Competências de Gestão de Património Imobiliário Público, para a instalação da Extensão de Saúde de Taveiro e Abrigo de Emergência. Concretiza-se, assim, uma aspiração antiga das populações servidas por aquela unidade de saúde.

 

As novas instalações da Extensão de Saúde de Taveiro são a concretização das aspirações das populações daquele território e resultam de um compromisso da CM de Coimbra, iniciado com a transferência da então designada “Casa da Criança, Taveiro – Centro de Educação e Proteção à Infância” do Estado, representado pela Direção-Geral do Tesouro e Finanças, para a esfera municipal que, por protocolo, a cedeu gratuitamente à Administração Regional de Saúde. O espaço foi alvo de requalificação, orçada em 756.691,66 euros (IVA incluído), e agora é lá que vai funcionar a Unidade de Saúde Familiar Manuel da Cunha.  As obras de recuperação do edifício, anteriormente consignadas, foram, entretanto, incluídas numa candidatura, aprovada, aos fundos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

 

A CM de Coimbra assumiu, então, a responsabilidade pela adaptação do edifício para instalação e para o funcionamento da extensão do Centro de Saúde e Abrigo de Emergência (este último ainda não vai ser inaugurado), assim como os encargos decorrentes da sua utilização, todas as despesas com a conservação e a manutenção, designadamente licenças, contribuições, taxas, multas, seguros, consumos de água e eletricidade. A aquisição de mobiliário e de equipamento médico, este último com um custo de 42.771,82 euros, foi também da responsabilidade da autarquia.

 

O edifício é composto por rés-do-chão, onde se vai instalar a Extensão de Saúde, com sala de espera, receção/secretariado, instalação sanitária de utentes, salas de tratamentos, gabinetes médicos, de enfermagem e de consulta, locais de depósitos e numa zona mais reservada, com áreas exclusivas ao pessoal, como a sala polivalente, copa/sala do pessoal, e instalação sanitária/vestiários do pessoal.

 

O abrigo de emergência, que ainda não vai ser inaugurado, vai ter entrada e utilização autónomas.

 

Créditos fotográficos: Câmara Municipal de Coimbra | João Paulo Silvano
Vídeo: Câmara Municipal de Coimbra | Marta Costa

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×