As novas instalações da Extensão de Saúde de Taveiro são a concretização das aspirações das populações daquele território e resultam de um compromisso da CM de Coimbra, iniciado com a transferência da então designada “Casa da Criança, Taveiro – Centro de Educação e Proteção à Infância” do Estado, representado pela Direção-Geral do Tesouro e Finanças, para a esfera municipal que, por protocolo, a cedeu gratuitamente à Administração Regional de Saúde. O espaço foi alvo de requalificação, orçada em 756.691,66 euros (IVA incluído), e agora é lá que vai funcionar a Unidade de Saúde Familiar Manuel da Cunha. As obras de recuperação do edifício, anteriormente consignadas, foram, entretanto, incluídas numa candidatura, aprovada, aos fundos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
A CM de Coimbra assumiu, então, a responsabilidade pela adaptação do edifício para instalação e para o funcionamento da extensão do Centro de Saúde e Abrigo de Emergência (este último ainda não vai ser inaugurado), assim como os encargos decorrentes da sua utilização, todas as despesas com a conservação e a manutenção, designadamente licenças, contribuições, taxas, multas, seguros, consumos de água e eletricidade. A aquisição de mobiliário e de equipamento médico, este último com um custo de 42.771,82 euros, foi também da responsabilidade da autarquia.
O edifício é composto por rés-do-chão, onde se vai instalar a Extensão de Saúde, com sala de espera, receção/secretariado, instalação sanitária de utentes, salas de tratamentos, gabinetes médicos, de enfermagem e de consulta, locais de depósitos e numa zona mais reservada, com áreas exclusivas ao pessoal, como a sala polivalente, copa/sala do pessoal, e instalação sanitária/vestiários do pessoal.
O abrigo de emergência, que ainda não vai ser inaugurado, vai ter entrada e utilização autónomas.
Créditos fotográficos: Câmara Municipal de Coimbra | João Paulo Silvano
Vídeo: Câmara Municipal de Coimbra | Marta Costa