Numa fase em que o CEMDC se reúne para debater temas específicos de interesse para o concelho de Coimbra, o tema do investimento esteve, a propósito da segunda edição do Coimbra IS, no centro da terceira reunião do ano deste órgão consultivo. Assim, após a aprovação da agenda e da ata da reunião ordinária de 12 de julho de 2024, a segunda do ano, deu-se início ao quarto ponto da ordem de trabalhos, com apresentações de duas entidades integrantes do tecido empresarial de Coimbra convidadas para a reunião, a Accenture e a GesMo.
Hugo Portela, da Accenture, fez a primeira apresentação, na qual sublinhou os contributos da CM de Coimbra para a instalação do Advanced Technology Center de Coimbra, em março de 2023. “Coimbra tem sido uma aposta ganha e estamos mais uma vez agradecidos à CM de Coimbra e a toda a sua equipa, que teve sempre uma enorme disponibilidade”, nomeadamente na escolha de um local para a instalação deste centro. Hugo Portela sublinhou ainda o valor das instituições de ensino da cidade para a formação de recursos humanos. “As pessoas são o nosso ativo principal: sem pessoas não fazemos projetos, e queremos, por isso, que tenham um futuro promissor”. A Accenture emprega hoje 160 pessoas em Coimbra, com 84 % das contratações efetuadas na cidade.
Tiago Oliveira, administrador da GesMo, afirmou que a empresa pretende “continuar a crescer no futuro, com Coimbra e em Coimbra”, e sublinhou a qualidade dos acessos rodoviários e ferroviários e o acesso a recursos humanos de qualidade e com formação como algumas das razões para a fixação da GesMo no concelho. “Encontrámos em Coimbra empresas de referência, que serviram como benchmark aos nossos processos e modelos de negócio, instituições dispostas a criar protocolos e parcerias; meios de comunicação locais, com dinamismo e de referência, que permitem uma comunicação para além da região, com projeção para além da projeção regional”.
No quinto ponto da ordem de trabalhos esteve a apresentação do docente da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC) e Investigador do Centre for Business and Economic Research (CeBER), Luís Cruz, com o título “Região Centro: interdependências regionais e comércio interno”. Luís Cruz apresentou a PReMMIA, uma ferramenta user friendly desenvolvida pela FEUC a pedido da PlanAPP – Centro de Competências de Planeamento, de Políticas e de Prospetiva da Administração Pública, que permite estimar impactos económicos nas diversas regiões do país, nomeadamente nas NUT II. Este “subproduto inovador e inédito”, construído a partir de outros modelos internacionais, lança “um modelo que permite a obtenção de uma estimação para o comércio inter-regional português”.
Com base em modelos de modelos de input-output, a ferramenta desenvolvida na faculdade permite olhar em profundidade para a cadeia de valor que está por detrás dos indicadores económicos das regiões portuguesas, permitindo a análise regional com base na realidade nacional e nas exportações entre regiões, como também fazer a relação com as exportações internacionais, incluindo a avaliação de efeitos diretos e de efeitos indiretos e induzidos. “Olhamos sempre para o valor das exportações internacionais, mas o peso das exportações inter-regionais é muito significativo. Não podemos ignorá-lo; [estas trocas] são de uma ordem de grandeza que não podem continuar a ser negligenciáveis. Esta é uma conclusão inegável [da análise conduzida ao município]”, assegurou Luís Cruz.
Quanto ao Município de Coimbra, a ferramenta já permite avançar com algumas projeções. Uma delas é que existem quatro grandes setores exportadores no concelho: a fabricação de produtos farmacêuticos, atividades de investigação e desenvolvimento, atividades de saúde humana, consultoria e programação. “Estes setores de atividade são o maná em relação à maioria dos outros setores de atividade [no concelho]”, afirmou Luís Cruz. “[Com a maioria do emprego a gerar mais valor em sectores muito qualificados], a formação é muito importante na prossecução da estratégia destes setores em Coimbra”.
A sessão teve como último ponto da ordem de trabalhos a apresentação da Rede de Embaixadores de Coimbra, que decorreu em seguida no foyer do Grande Auditório do Convento São Francisco.
O CEMDC é constituído pelo presidente da Câmara Municipal de Coimbra, que o preside, pelo presidente da Assembleia Municipal, pelo vereador da Economia, por um elemento do Departamento de Desenvolvimento Económico, Empreendedorismo, Competitividade e Investimento do Município e um representante das freguesias e uniões de freguesias do concelho, indicado pela Assembleia Municipal. Integra também instituições de relevo para as decisões sobre a cidade, nomeadamente parceiros económicos, empresários e investidores de dimensão nacional e internacional (os quais podem ser consultados aqui).
O CEMDC reuniu pela primeira vez em 2024 a 4 de abril, num encontro dedicado à empregabilidade no concelho de Coimbra que decorreu no IEFP, na Pedrulha, e pela segunda vez a 12 de julho, nos Hospitais da Universidade de Coimbra, numa reunião dedicada à saúde no concelho, em que foram apresentados o Plano Estratégico da Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra e o Plano Municipal de Saúde 2022-2025.
O CEMDC foi criado em 2023 e reuniu pela primeira vez a 21 de abril do mesmo ano. O órgão constitui-se como “um fórum de debate, um interlocutor privilegiado entre o Município de Coimbra, parceiros económicos, empresários e investidores de dimensão nacional e internacional”. Tem como objetivo “contribuir ativamente para aumentar a competitividade do território, acelerar o crescimento económico e social de Coimbra, criar emprego e proporcionar novas oportunidades para os residentes na região, em particular a população mais jovem”, pode ler-se no regulamento aprovado, em Reunião de Câmara, em fevereiro de 2023.
Sobre o Coimbra Invest Summit
O Coimbra IS é um dos maiores eventos do país dedicado às empresas e aos investidores. O evento pretende posicionar Coimbra no radar dos investidores e agregar o ecossistema empreendedor e inovador existente no concelho, com conferências, uma mostra de empresas e instituições e a criação de um espaço de networking entre empreendedores, investidores, empresas e instituições nacionais e internacionais. Tem lugar pela segunda vez no Convento São Francisco, em Coimbra. O Coimbra IS tem o Alto Patrocínio da Presidência da República.
Programa e todas as informações em
coimbra IS’24 (coimbrainvestsummit.pt)
Coimbra Invest Summit | LinkedIn
Coimbra Invest Summit | Instagram