14 Outubro 2024

Postos de atendimento em Souselas e Botão e nas Torres do Mondego já estão em funcionamento

Postos de atendimento em Souselas e Botão e nas Torres do Mondego já estão em funcionamento

Os postos de atendimento da União de Freguesias (UF) de Souselas e Botão e da Junta de Freguesia (JF) Torres do Mondego, criados a partir do projeto “A Câmara Perto de Si”, já estão em funcionamentos. Os dois postos de atendimento foram inaugurados no sábado, dia 12 de outubro, com a assinatura dos protocolos de cooperação entre Câmara Municipal (CM) de Coimbra e as respetivas freguesias. Este momento marcou uma nova fase deste projeto experimental, que aproxima os serviços municipais disponibilizados online da população destas freguesias que, assim, e com ajuda de funcionários, podem tratar dos seus assuntos sem perder tempo em viagens.

A assinatura do protocolo com a UF de Souselas e Botão aconteceu de manhã, na sede da junta, na presença do presidente da Câmara, José Manuel Silva, e do presidente da UF de Souselas e Botão, Rui Soares. Já o protocolo com a JF de Torres do Mondego decorreu durante a tarde na sede da Junta, na presença de José Manuel Silva e do presidente da JF de Torres do Mondego, Paulo Cardoso.

 

Este projeto arranca em experimentação nestas duas freguesias-piloto, coordenado pelo LMx|Coimbra – Laboratório Municipal de Experimentação, núcleo da Divisão de Modernização Administrativa do Departamento de Tecnologias de Informação e Inovação Digital da CM de Coimbra, e visa aproximar a autarquia dos cidadãos e das empresas, facilitando o acesso aos Serviços Online do Município de Coimbra.

 

Nas respetivas Juntas, já estão instalados os postos de atendimento, com os meios informáticos necessários para que a população possa, sem sair da sua localidade e com a ajuda dos funcionários destas autarquias, tratar de assuntos com a Câmara Municipal. Recorde-se que os funcionários das Juntas tiveram previamente formação para poderem dar resposta às solicitações da população.   

 

Trata-se de acrescentar qualidade de vida à população, poupando-lhe tempo e dinheiro no tratamento dos seus assuntos. O projeto “A Câmara Perto de Si” alia, ainda, uma vertente social, pois torna possível àqueles que têm menos recursos (de meios e de conhecimento informático) usufruir deste novo serviço.

 

É um projeto experimental, faseado, e que, agora, envolve a população no acesso à informação e utilização dos serviços da CM de Coimbra, que já se encontram disponíveis online, depois de terem decorrido as fases de investigação, observação e cocriação com os parceiros, que consistiu na capacitação dos trabalhadores de cada uma das freguesias.

 

Refira-se, ainda, que, após a fase de experimentação, será efetuada a reavaliação do projeto e, caso se revele necessário, serão introduzidas melhorias no mesmo. O objetivo é que o projeto seja estendido progressivamente às restantes freguesias do concelho.

 

Créditos fotográficos: Câmara Municipal de Coimbra | João Sobral

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