No discurso de encerramento, José Manuel Silva sintetizou o Coimbra IS como representação “do principal desiderato deste Executivo: a aposta no desenvolvimento de Coimbra, na inovação e investigação e na criação de emprego”. A integração de várias entidades vitais na cidade na governação, nomeadamente, os parceiros do Coimbra IS (Universidade de Coimbra, Instituto Politécnico de Coimbra, IPN e iParque) é outra das linhas matriciais de ação do atual Executivo.
O Coimbra IS recebeu, em 2024, 959 participantes, 50 empresas e 30 start-ups na mostra de empresas e instituições, 25 oradores de renome ao longo de dois dias, 167 empresas reconhecidas, com 300 pessoas no Jantar Gala de Reconhecimento de Mérito Empresarial, e 12 países representados na Cimeira Diplomática, que teve este ano a sua primeira edição. José Manuel Silva anunciou também a introdução do cluster Turismo na próxima edição do Coimbra IS, que vai começar a ser trabalhada brevemente em conjunto com os parceiros.
“Coimbra tem tudo para ser um dos concelhos mais ativos no desenvolvimento económico e na atração de investimento”, concluiu José Manuel Silva, que também felicitou a “sinergia” da parceria estabelecida entre o IPN e a ULS de Coimbra, que vem confirmar a capacidade do concelho para liderar a inovação tecnológica. “Queremos que Coimbra seja uma referência internacional na Saúde”, asseverou o presidente da CM de Coimbra.
“Há algo que Coimbra sabe fazer que atravessa a História e vai conquistando a geografia, e que tem a ver com o conhecimento e a plasticidade, a investigação, o conhecimento, a cultura e a sua densidade, algo que alavanca a tecnologia, a inovação e a modernidade”, afirmou o ministro da Economia, Pedro Reis, que discursou na sessão de encerramento.
O primeiro eixo da parceria entre a ULS de Coimbra e o IPN envolve a realização de ações de capacitação para os profissionais da ULS de Coimbra, com o apoio do IPN e da IPN-Incubadora (IPN-INC). O objetivo é preparar as equipas para a correta dinamização e implementação das iniciativas de incubação e de validação tecnológica previstas nos outros eixos da parceria.
O segundo eixo de atuação contempla o suporte do IPN e da IPN-INC na gestão de um espaço físico dedicado à incubação dinâmica e localizado nos Hospitais da Universidade de Coimbra. Esta incubação em ambiente hospitalar é um processo flexível e adaptativo, que oferece apoio a start-ups que desenvolvem produtos e serviços inovadores na área da saúde. As start-ups poderão contar com espaços de trabalho temporários, mentoria de profissionais de saúde, acesso à infraestrutura hospitalar, avaliação com feedback clínico, colaboração multidisciplinar e adaptação das soluções desenvolvidas às necessidades reais dos hospitais e dos pacientes.
O terceiro eixo da parceria consiste na criação de um ambiente de “Test-Bed”, que permitirá a realização de testes e validação de soluções nas áreas da Saúde Digital e Dispositivos Médicos. Estes testes serão realizados em ambientes reais ou representativos, abrangendo diferentes níveis de maturidade tecnológica. A iniciativa visa acelerar a implementação de novas soluções tecnológicas, garantindo que estas estejam devidamente adaptadas às necessidades dos profissionais de saúde e dos utentes.
Esta parceria entre a ULS de Coimbra e o Instituto Pedro Nunes reforça o compromisso de ambas as entidades com a inovação e a melhoria dos cuidados de saúde prestados à população. Ao promover a incubação dinâmica e a validação de soluções tecnológicas, a colaboração pretende transformar Coimbra num polo de referência em Saúde Digital e inovação na área dos Dispositivos Médicos.
A manhã teve início com o painel Coimbra IS Health, que contou com a participação do cofundador da Sensing Future Technologies, Carlos Alcobia, da líder do Ecossistema da EIT Health Innostars em Portugal e coordenadora do ecossistema nacional de parceiros da EIT Health, Marta Passadouro, e do responsável pela operação da Luz Saúde na Região Centro, Pedro Beja Afonso, e com a moderação de João Luís Campos, diretor do “Diário de Coimbra”. O diretor-executivo do Health Cluster Portugal, Joaquim Cunha, foi keynote speaker nesta manhã.
Sobre o Coimbra Invest Summit
O Coimbra IS é um dos maiores eventos do país dedicado às empresas e aos investidores. O evento pretende posicionar Coimbra no radar dos investidores e agregar o ecossistema empreendedor e inovador existente no concelho, com conferências, uma mostra de empresas e instituições e a criação de um espaço de networking entre empreendedores, investidores, empresas e instituições nacionais e internacionais. Tem lugar pela segunda vez no Convento São Francisco, em Coimbra. O Coimbra IS tem o Alto Patrocínio da Presidência da República.
Programa e todas as informações em
coimbra IS’24 (coimbrainvestsummit.pt)
Coimbra Invest Summit | LinkedIn
Coimbra Invest Summit | Instagram