Skip to main content
Coimbra heraldic loading icon
Saltar para o conteúdo principal

4 Outubro 2024

Obra de conservação do Teatro da Cerca de São Bernardo consignada por mais de 33 mil euros

A obra de conservação e de beneficiação do Teatro da Cerca de São Bernardo, que conta com projeto da Divisão de Edifícios e Equipamentos Municipais da Câmara Municipal (CM) de Coimbra, foi hoje, dia 4 de outubro, consignada à empresa Imofabrica, Lda., por 33.077,46 euros (mais IVA) e por um prazo de execução de 90 dias. A consignação decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho e contou com a presença da vereadora responsável pelo pelouro dos Edifícios e Equipamentos Municipais, Ana Bastos, e pelo representante da empresa Imofabrica, Lda, bem como dos serviços municipais envolvidos. A intervenção está, naturalmente, a ser articulada com A Escola da Noite, associação cultural responsável pela gestão deste equipamento cultural municipal.

A intervenção no Teatro da Cerca de São Bernardo, nomeadamente no edifício principal e na residência do ator convidado, resulta da necessidade de resolver patologias resultantes da normal degradação dos materiais, verificadas ao nível das fachadas, terraço técnico e do pavimento do palco.

 

O revestimento da fachada da residência do ator convidado encontra-se degradado, pelo que se torna necessária sua recuperação, à semelhança do que acontece no edifício principal. Esta intervenção será realizada através de trabalhos de lixagem, regularização dos painéis e pintura dos mesmos. Em relação ao piso do palco, os trabalhos a realizar passam por lixagem e afagamento do pavimento, assim como aplicação de pintura preto mate, acabamento a verniz e substituição das peças degradas.

 

Outra área de intervenção prende-se com a correção do revestimento da caleira do terraço técnico. Os trabalhos a realizar, neste setor, consistem no tratamento e impermeabilização da caleira do pavimento do terraço, incluindo uma faixa contígua de sete metros de largura e uma faixa de 20 centímetros de altura da parede adjacente (junto ao pavimento), e preparação do suporte, de forma a garantir uma superfície ligeiramente rugosa que permita a boa ancoragem mecânica do revestimento.

 

A coordenação da fiscalização e da segurança da obra será efetuada pela Divisão de Equipamentos e Edifícios Municipais.

 

Créditos fotográficos: Câmara Municipal de Coimbra | Nuno Ávila

 

 

 

Câmara Municipal de Coimbra logo

Câmara Municipal de Coimbra

Praça 8 de Maio - 3000-300, Coimbra
geral@cm-coimbra.pt
239 857 500 (chamada para a rede fixa nacional)
Coimbra,
the right place
to be.