11 Outubro 2024

O Espaço, um cluster “para todas as regiões”, dominou a tarde dedicada aos 10 anos da ESA BIC Portugal

O Espaço, um cluster “para todas as regiões”, dominou a tarde dedicada aos 10 anos da ESA BIC Portugal

A assinalar os 10 anos do programa do Centro de Incubação da Agência Espacial Europeia (ESA BIC) em Portugal, coordenado pelo Instituto Pedro Nunes (IPN), a tarde do segundo dia do Coimbra Invest Summit (Coimbra IS) 2024 foi dedicada ao cluster Space em Coimbra. Com ponto alto na palestra da keynote speaker e astronauta-análoga Ana Pires, que afirmou que o espaço é para todas as pessoas, nações e regiões, a tarde terminou com a apresentação das três primeiras startups graduadas dos programas da ESA BIC e Spark Funding no Claustro do Convento São Francisco (CSF), a visita oficial à mostra de empresas e instituições e o sunset de networking no foyer do Grande Auditório. Em paralelo decorreu, na Sala Mondego do CSF, a Cimeira Diplomática, com membros da diplomacia de 12 países.

A tarde do dia 10 acolheu uma das oradoras mais esperadas do evento: Ana Pires, investigadora do INESC TEC e astronauta-análoga, com a palestra “The Portuguese Space Revolution – Are We Ready?”. “Criar espaço para as mulheres no espaço” foi a linha que conduziu toda a intervenção desta cientista-astronauta, que reforça a necessidade de trazer mais mulheres às áreas STEM. O género não é, para Ana Pires, a única barreira a abolir: também o espaço “é para todos, para todas as nações e, acrescento eu, para todas as regiões”.

 

Ana Pires é a primeira mulher e a segunda pessoa de nacionalidade portuguesa a concluir o curso de cientista-astronauta do programa PoSSUM (Ciência Suborbital Polar na Alta Mesosfera), que conta com o apoio da NASA. Na tarde de dia 10 falou sobre várias das missões análogas em que participou, uma delas no deserto do Utah, e que a tornam candidata à entrada em missões de exploração espacial. Ana Pires também coordenou a missão internacional CAMões, composta por sete pessoas e levada a cabo na Gruta do Natal, um tubo de lava situado na Ilha Terceira, em novembro de 2023. Afirmou, por isso, que Portugal tem condições para estar representado na exploração espacial europeia, e que “a nossa obrigação é abrir as portas do espaço [para os investigadores mais novos]”.

 

Motivada pelo 10º aniversário do ESA BIC Portugal e Spark Funding, a apresentação das primeiras startups graduadas foi outro dos pontos alto da tarde. As empresas TeroMovigo (soluções integradas de hardware para geoaplicações), Owl Places (democratização do acesso à observação terrestre por satélite) e Connected Robotics (que criou uma solução de monitorização da performance de painéis solares, utilizando conectividade via satélite) são as primeiras três startups a concluírem com sucesso as suas jornadas de incubação e aceleração nestes programas em Portugal.

 

A sessão de encerramento “O espaço, um setor estratégico para Portugal” contou com Inês Plácido, que esteve na origem do programa ESA BIC e esteve em representação dos programas de comercialização da ESA, Jorge Pimenta, diretor de Inovação do IPN, e Ricardo Conde, presidente da Agência Espacial Portuguesa.

 

A tarde dedicada ao cluster espacial teve início com o painel Coimbra IS Space, sob o tema “Espaço, um setor emergente na região Centro”, em que participaram o vereador para o Empreendedorismo, Investimento e Emprego, Miguel Fonseca, o representante da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDR-C), Jorge Brandão, e o Coordenador do Instrumento Integrado de Base Territorial do Pinhal Interior, Luís Matias. A sessão foi moderada por Jorge Pimenta.

 

No final da tarde, e à semelhança da primeira edição da cimeira, o Coimbra IS proporcionou aos participantes um momento informal de partilha e convivência, o Sunset networking by Forum Coimbra, no Foyer do Grande Auditório do CSF.

 

O ESA BIC Portugal é coordenado pelo IPN – Instituto Pedro Nunes e foi lançado em 2014 para proporcionar apoio técnico, empresarial e financeiro a startups que utilizam tecnologia espacial para aplicações terrestres. Até à data, a ESA BIC Portugal apoiou 58 startups, responsáveis pela criação de mais de 150 postos de trabalho. Faz parte de uma rede de 29 ESA BIC em toda a Europa, criados com o objetivo de capacitar para o empreendedorismo e permitir que as economias locais beneficiem dos dados e tecnologias espaciais. É apoiado pela ESA Space Solutions, Agência Espacial Portuguesa – Portugal Space e ANACOM.

 

 

Sobre o Coimbra Invest Summit

O Coimbra IS é um dos maiores eventos do país dedicado às empresas e aos investidores. O evento pretende posicionar Coimbra no radar dos investidores e agregar o ecossistema empreendedor e inovador existente no concelho, com conferências, uma mostra de empresas e instituições e a criação de um espaço de networking entre empreendedores, investidores, empresas e instituições nacionais e internacionais. Tem lugar pela segunda vez no Convento São Francisco, em Coimbra. O Coimbra IS tem o Alto Patrocínio da Presidência da República.

 

Programa e todas as informações em

coimbra IS’24 (coimbrainvestsummit.pt)

 

Coimbra Invest Summit | LinkedIn

Coimbra Invest Summit | Instagram

Coimbra Invest Summit | Facebook

Coimbra Invest Summit | Tik Tok

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×