“Coimbra é um exemplo em matéria de políticas de juventude”, destacou a ministra da Juventude e Modernização. Margarida Balseiro Lopes participou no evento que, sublinhou, tinha presente uma diversidade de jovens que “vai muito além de associações juvenis”. A ministra acredita que a “aposta forte na juventude” vai potenciar o futuro. “As decisões que tomamos são as mais adequadas para os objetivos que queremos se soubermos desde logo quais as necessidades dos nossos. E não é possível tomar decisões direcionadas para os jovens sem ouvir os jovens”, afirmou a governante, durante a sua participação nas Youth Talks.
“Coimbra tem todas as condições para ser um dos concelhos mais dinâmicos do país”, defendeu, por sua vez, o presidente da Câmara, José Manuel Silva, durante as Youth Talks, salientando que, na cidade, há “uma riqueza excecional que é a sua juventude, os seus estudantes e jovens”.
O programa contou ainda, de manhã, com a realização de um Conselho Municipal da Juventude, com o tema “Dinâmicas e formas de melhorar o seu funcionamento”. Já da parte da tarde, depois de almoço, foi possível visitar, das 14h00 às 19h00, a Mostra das Associações Juvenis, e houve uma emissão ao vivo da rádio Mega Hits. O programa contemplou, ainda, salas temáticas sobre o Ambiente, Sustentabilidade, Economia Circular e Associativismo, Políticas de Juventude e Associativismo Juvenil, dinamizadas pelo tecido associativo de Coimbra. A sessão de encerramento, foi ser realizada pelo vereador da Juventude, Carlos Matias Lopes, mas o evento prosseguiu, contudo, das 19h00 às 21h00, com um sunset a cargo pelo DJ da Mega Hits, Nelson da Cunha.
O Fórum da Juventude Coimbra 2024 foi organizado pela CM de Coimbra, através da Divisão da Juventude, em parceria com a Mega Hits, a Universidade de Coimbra e o Politécnico de Coimbra.
Créditos fotográficos: Câmara Municipal de Coimbra | Tiago Costa
Vídeo: Câmara Municipal de Coimbra | Marta Costa