A Feira de Artesanato Urbano volta este sábado, dia 12 de outubro, à Praça do Comércio, com a presença de 34 expositores no evento, maioritariamente de Coimbra e da região Centro. A mostra contempla uma multiplicidade de produtos, feitos com diferentes materiais, alguns dos quais reutilizados, concebidos com recurso a técnicas distintas de conceção artesanal.
A iniciativa pretende estimular a intervenção do tecido associativo na oferta cultural local, fomentando o espírito comunitário, razão pela qual esta edição contempla dois momentos de animação. Assim, às 11h00, parte em desfile, desde o Largo da Portagem, o Grupo Folclórico da Casa do Povo de Ceira, que fará uma apresentação de seguida, junto ao Edifício Chiado. A partir das 15h00, o Rancho Folclórico e Etnográfico “As Moleirinhas” de Casconha terá a cargo a realização de uma arruada.
Este segmento de programação municipal, que promove os produtos artesanais de cariz urbano em espaço público, pretende incentivar a população local a práticas regulares de lazer e socialização e, simultaneamente, fomentar a atração turística a esta zona da cidade, a Baixa de Coimbra, historicamente dedicada às trocas comerciais.
As próximas edições da Feira de Artesanato Urbano estão programadas para os dias 9 de novembro e 14 de dezembro de 2024, com horário de outono/inverno, isto é, das 9h00 às 18h00.