Esta primeira reunião revelou-se uma excelente oportunidade de partilha, conhecimento e aprendizagem para todos os parceiros envolvidos no projeto, que reafirmaram a importância da cooperação internacional ativada e desenvolvida pelo projeto JEWELS TOUR. O encontro contou com diversas intervenções, workshops e networking sobre temáticas relacionadas com o projeto, tais como a valorização e promoção do património judaico enquanto produto turístico, a digitalização e as novas tecnologias como ferramentas para a melhoria da experiência turística, além de informação específica sobre a gestão de projetos financiados. Todos os parceiros intervieram para dar a conhecer as suas valências nesta área e apresentaram as suas boas práticas, sublinhando o seu compromisso com o tema abordado neste projeto comum: a valorização e promoção do património judaico.
O programa proporcionou o debate em torno de estratégias de atratividade turística relacionada com o património histórico e cultural de cada cidade, assim como a importância do envolvimento dos stakeholders, para uma abordagem integrada e de dimensão europeia.
A partilha de conhecimentos e a troca de experiências sobre o património cultural judaico foram estratégias centrais enquanto modelo de trabalho ao longo de todo o encontro.
O encontro presencial permitiu, também, a visita a locais de interesse no âmbito deste projeto, nomeadamente, o Ghetto Judaico de Ferrara, a Sinagoga e o Museu Nacional de Judaísmo Italiano, possibilitando, deste modo, conhecer o trabalho desenvolvido, em Ferrara, cidade italiana com uma presença permanente da comunidade judaica desde a Idade Média até à atualidade.
A participação da Câmara Municipal de Coimbra sublinhou o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pela Divisão de Museologia, particularmente após a descoberta do Mikveh em 2013, assim como as atividades de dinamização da Exposição Judeus de Coimbra, que está patente no Edifício da Inquisição e a aplicação móvel criada para apoio à visita a este espaço expositivo.
A reunião confirmou o valor acrescentado da parceria do projeto JEWELS TOUR que se manifestou motivada e coesa em relação aos objetivos a atingir.