17 Outubro 2024

Coimbra reforça a valorização do património judaico com a participação no projeto europeu JEWELS TOUR

Coimbra reforça a valorização do património judaico com a participação no projeto europeu JEWELS TOUR

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra participou, nos dias 15 e 16 de outubro, na primeira reunião presencial do projeto JEWELS TOUR – JEWish hEritage as Leverage for Sustainable TOURism, apoiado pelo Interreg Europe, realizada em Ferrara, Itália. O evento contou com a participação das equipas dos sete parceiros – Município de Ferrara (Itália), Município de Coimbra (Portugal), Universidade de Ciências Aplicadas de Breda (Países Baixos), Município de Lublin e o Grodzka Teatro NN em Lublin (Polónia), o Município de Erfurt (Alemanha), a Agência de Turismo e Investimento de Riga (Letónia) e a Agência de Desenvolvimento Regional de Lviv (Ucrânia) – além dos stakeholders italianos.

Esta primeira reunião revelou-se uma excelente oportunidade de partilha, conhecimento e aprendizagem para todos os parceiros envolvidos no projeto, que reafirmaram a importância da cooperação internacional ativada e desenvolvida pelo projeto JEWELS TOUR. O encontro contou com diversas intervenções, workshops e networking sobre temáticas relacionadas com o projeto, tais como a valorização e promoção do património judaico enquanto produto turístico, a digitalização e as novas tecnologias como ferramentas para a melhoria da experiência turística, além de informação específica sobre a gestão de projetos financiados. Todos os parceiros intervieram para dar a conhecer as suas valências nesta área e apresentaram as suas boas práticas, sublinhando o seu compromisso com o tema abordado neste projeto comum: a valorização e promoção do património judaico.

 

O programa proporcionou o debate em torno de estratégias de atratividade turística relacionada com o património histórico e cultural de cada cidade, assim como a importância do envolvimento dos stakeholders, para uma abordagem integrada e de dimensão europeia.

 

A partilha de conhecimentos e a troca de experiências sobre o património cultural judaico foram estratégias centrais enquanto modelo de trabalho ao longo de todo o encontro.

 

O encontro presencial permitiu, também, a visita a locais de interesse no âmbito deste projeto, nomeadamente, o Ghetto Judaico de Ferrara, a Sinagoga e o Museu Nacional de Judaísmo Italiano, possibilitando, deste modo, conhecer o trabalho desenvolvido, em Ferrara, cidade italiana com uma presença permanente da comunidade judaica desde a Idade Média até à atualidade.

 

A participação da Câmara Municipal de Coimbra sublinhou o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pela Divisão de Museologia, particularmente após a descoberta do Mikveh em 2013, assim como as atividades de dinamização da Exposição Judeus de Coimbra, que está patente no Edifício da Inquisição e a aplicação móvel criada para apoio à visita a este espaço expositivo.

 

A reunião confirmou o valor acrescentado da parceria do projeto JEWELS TOUR que se manifestou motivada e coesa em relação aos objetivos a atingir.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×