25 Outubro 2024

CM de Coimbra recebe Prémio “Viver em Igualdade”

CM de Coimbra recebe Prémio “Viver em Igualdade”

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra foi distinguida, pela primeira vez, com o prestigiado prémio “Viver em Igualdade”, atribuído pela Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG), em reconhecimento das boas práticas na promoção da igualdade de género, da cidadania e da não discriminação. A cerimónia de entrega do prémio decorreu ontem, dia 24 de outubro, durante as comemorações do Dia Municipal para a Igualdade, em Vila de Rei, e contou com a presença da vereadora da Ação Social, Ana Cortez Vaz. Coimbra é, assim, um dos 61 municípios galardoados em 2024.

O prémio “Viver em Igualdade” é uma iniciativa da CIG que distingue os municípios que se destacam na integração da igualdade de género em diversas áreas de atuação, desde a educação, a saúde, até à participação política e comunitária. Este reconhecimento é, assim, o reflexo do empenho da Câmara Municipal de Coimbra em fomentar práticas que promovem a equidade e inclusão social.

 

Este prémio vai na 7ª edição, mas só este ano o Município de Coimbra viu a sua política municipal para a igualdade e inclusão ser distinguida, pela primeira vez. A distinção sublinha ainda o impacto significativo do trabalho desenvolvido pelo Gabinete para a Igualdade e Inclusão (GII), unidade orgânica criada pelo atual Executivo, que ao longo do último ano promoveu várias iniciativas voltadas para a inclusão e centradas na promoção da igualdade.

 

“Esta distinção deixa-nos extremamente felizes e orgulhosos pois demonstra, mais uma vez, como temos feito a diferença na promoção de uma Coimbra mais inclusiva, mais justa e mais equitativa. A criação do GII foi decisiva para que o Município trabalhe, com mais proximidade, estes temas fundamentais na sociedade atual”, refere o presidente da CM de Coimbra, José Manuel Silva.

 

“Em suma, este prémio é o reconhecimento do trabalho integrado e contínuo do Município de Coimbra, que alia políticas públicas a ações concretas, criando uma sociedade mais inclusiva e mais equitativa”, referiu, por sua vez a Ana Cortez Vaz. “O Gabinete para a Igualdade e Inclusão continuará a desenvolver projetos que promovam a igualdade em todas as suas dimensões, reforçando a importância de uma abordagem integrada na construção de uma comunidade mais justa”, acrescentou a vereadora.

 

No âmbito do trabalho desenvolvido pelo GII, destaca-se o Plano Municipal para a Igualdade e Não Discriminação (PMIND), uma das ferramentas centrais utilizadas pelo Município para integrar políticas de igualdade em diversas áreas. O Plano inclui ações de sensibilização tanto internas como externas, desde formações para colaboradores municipais sobre igualdade de género e linguagem inclusiva até campanhas de consciencialização pública.

 

O GII participou também ativamente em campanhas nacionais como a Campanha Nacional de Luta Contra a Violência Doméstica, com especial enfoque para a campanha “Não Há Desculpas”, que visou consciencializar a população sobre a gravidade da violência de género. Adicionalmente, o Gabinete promoveu a sensibilização sobre a violência contra as mulheres e violência doméstica, organizando workshops e sessões de formação. A comemoração do Dia Internacional da Mulher e outras datas relevantes marcaram também a ação do GII, que se associou a várias datas importantes ligadas à igualdade e aos direitos humanos.

 

Entre outras iniciativas, GII dinamizou ainda o Grupo de Trabalho das Pessoas com Deficiência, integrado na Rede Social de Coimbra. Este grupo implementou iniciativas como o III Encontro “Desafiar a Inclusão”, que abordou os desafios da autonomia das pessoas com deficiência, e o evento “Coimbra + Inclusiva”, focado nos desafios de acessibilidade e inclusão no município. Além disso, foi realizada uma contínua adaptação dos espaços públicos e a criação de políticas que visam garantir a acessibilidade digital.

 

Créditos fotográficos: Câmara Municipal de Coimbra | João Paulo Silvano

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×