17 Outubro 2024

CM de Coimbra comemora Semana Municipal para a Igualdade de 21 a 26 outubro

CM de Coimbra comemora Semana Municipal para a Igualdade de 21 a 26 outubro

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra, através do Gabinete para a Igualdade e Inclusão, vai comemorar a Semana Municipal para a Igualdade, de 21 a 26 de outubro, com uma série de eventos orientados para os temas da igualdade de género, da violência doméstica, da violência em contexto de institucionalização e dos desafios profissionais enfrentados pelas mulheres em determinadas áreas profissionais. Já no dia 24 de outubro, Dia Municipal para a Igualdade, a CM de Coimbra vai receber o prémio “Viver em Igualdade”, reconhecimento atribuído pela Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG), numa cerimónia em Vila de Rei.

O Dia Municipal para a Igualdade é celebrado, anualmente, a 24 de outubro, com o objetivo de destacar o papel fundamental das autarquias na implementação de políticas que promovem a equidade e a inclusão social. A CM de Coimbra decidiu, mais um ano, alargar essa celebração e comemorar a Semana Municipal para a Igualdade de 21 a 26 de outubro. Entre as ações previstas, destaque para produções artísticas nas escolas, para tertúlias sobre a violência doméstica e mesas-redondas que debatem os desafios da profissão de arquiteta, refletindo a importância do envolvimento comunitário e profissional na promoção da igualdade.

 

De 21 a 25 outubro, decorre, entre as 9h00 e as 15h00, nas escolas do 1º CEB e pré-escolar do concelho, a atividade “Igualdade é…”.  Trata-se de uma produção artística que combina a escrita e o desenho de um marcador em madeira, decorado pelas crianças. Os alunos devem complementar a frase “Igualdade é…” e os trabalhos serão, posteriormente, divulgados junto da comunidade. A atividade é organizada em articulação com a União das Freguesias (UF) de Eiras e São Paulo de Frades.

 

Já no dia 24, tem lugar a tertúlia “Um chá para a igualdade”, onde se irá abordar o tema da violência doméstica. Acontece no Recordatório de Santa Clara, entre as 15h00 e as 17h00, e é organizada em articulação com a Comissão Social de Freguesia de Santa Clara e Castelo Viegas. A atividade foi pensada para a comunidade em geral, famílias acompanhadas pelo Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social (SAAS) Coimbra da UF de Santa Clara e Castelo Viegas.

 

“Um chá para a igualdade” integra duas intervenções. A primeira sobre “Maus-tratos e o acolhimento residencial”, realizada por Filipa Nobre, psicóloga do Lar de São Martinho Padre Serra, e a segunda sobre “Violência nas relações de intimidade: compreender e intervir”, a cargo de Bárbara Bento, técnica de apoio à vítima do Gabinete de Apoio à Vítima do Departamento de Investigação e Ação Penal.

No dia 26, decorrem duas mesas-redondas, no Colégio da Trindade, sobre “abordagens ao exercício e desafios inerentes à profissão de arquiteta”, das 9h30 às 18h00, organizadas em articulação com a Secção Regional do Centro da Ordem das Arquitetos. Mais tarde, pelas 18h30, é inaugurada, na Casa das Caldeiras, a exposição “Arquitetas da nossa casa…”.

 

De referir, ainda, que a CM de Coimbra foi distinguida com o prestigiado prémio “Viver em Igualdade”, um reconhecimento atribuído pela CIG. Coimbra é, assim, um dos 61 municípios galardoados pelas suas boas práticas na promoção da igualdade de género, cidadania e não discriminação. A entrega oficial do prémio vai decorrer no dia 24 de outubro, durante as comemorações do Dia Municipal para a Igualdade, numa cerimónia a realizar em Vila de Rei. Este prémio reconhece o compromisso contínuo de Coimbra em implementar políticas públicas e iniciativas que visam construir uma sociedade mais justa e inclusiva para todos(as) os(as) cidadãos(ãs).

 

O prémio “Viver em Igualdade” é uma iniciativa da CIG que distingue os municípios que se destacam na integração da igualdade de género em diversas áreas de atuação, desde a educação, saúde, até à participação política e comunitária. Este reconhecimento é um reflexo do empenho da CM de Coimbra em fomentar práticas que promovem a equidade e inclusão social.

 

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×