3 Outubro 2024

CM de Coimbra ajusta projeto do Metro na Fernando Namora e maximiza plantação de árvores

CM de Coimbra ajusta projeto do Metro na Fernando Namora e maximiza plantação de árvores

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra vai introduzir ajustes no projeto do Metrobus previsto para a Avenida Fernando Namora, de modo a assegurar uma leitura uniforme do perfil do arruamento, maximizar o número de novas árvores e assegurar o máximo conforto para os utentes em termos de circulações pedonais preferenciais. As alterações propostas, e aprovadas na reunião do Executivo municipal de 9 de setembro, resultam de uma visita à obra do MetroBus na zona da Solum, entre os serviços municipais, representantes da Infraestruturas de Portugal (IP) e o empreiteiro, para avaliar o perfil a adotar para o passeio entre o canal BRT e a Avenida Fernando Namora.

O projeto definia, para uma faixa entre canal BRT e a Avenida Fernando Namora com uma largura total de 3,80 metros (medidos pelo interior do lancil), um canteiro com 1,80 m e um passeio com 1,80 metros, separados por um lancil de 20 centímetros. Contudo, essa proposta conflitua com as árvores existentes, uma vez que o lancil de separação interceta os troncos das árvores. Perante esta situação, o empreiteiro propôs um perfil alternativo, em que na envolvente às árvores existentes fosse criada uma caldeira preenchida com material drenante e as árvores a plantar teriam de ficar desalinhadas das existentes.

 

Os serviços municipais, por outro lado, consideram que ao manter-se uma largura constante de passeio de 1, 50 metro é possível plantar as árvores novas no alinhamento das já existentes. Na mesma reunião técnica, foi ainda avaliada a localização do abrigo para autocarros dos Serviços Municipalizados dos Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC), tendo em conta que a passadeira pedonal prevista no projeto não será executada por questões de segurança rodoviária e foi, também, revista uma zona verde existente entre a Rua General Humberto Delgado e a Rua Feliciano Castilho, que faz a ligação pedonal à cota baixa desta estação.

 

Assim sendo, a CM de Coimbra propõe, para a faixa entre canal BRT e a Avenida Fernando Namora, o prolongamento do canteiro até ao atravessamento pedonal junto à plataforma da estação e a continuação da plantação de árvores e herbáceas, de acordo com as espécies previstas no projeto, bem como a relocalização do abrigo, de modo a aproximar-se da plataforma da estação do atravessamento pedonal do canal e da passadeira existente na avenida, reforçando, assim, a intermodalidade de transportes públicos.

 

Foi, ainda, determinado ajustar a largura do passeio de modo a plantar novas árvores no alinhamento das existentes. Esta alteração implica que o passeio ficará com 1,50 metro (medido pelo interior do lancil) e árvores serão plantadas a 60 centímetros da guia de separação passeio/canteiro contínuo. A pavimentação do passeio deverá ser em lajetas de betão idênticas às previstas para a plataforma e deverá ser avaliada a necessidade de reforço da iluminação pública na envolvente à paragem, evitando zonas escuras.

 

Em relação à zona verde da Rua General Humberto Delgado e da Rua Feliciano Castilho propõe-se alargar o passeio da General Humberto Delgado, de modo a distribuir os circuitos desde a passadeira entre continuação à cota para acesso à plataforma Metro ou descida da encosta para acesso à Rua Feliciano Castilho, assim como repor a sebe existente, a qual irá ser quase totalmente eliminada pela intervenção, e que delimitará o passeio junto à rotunda. Deverá ajustar-se, ainda, a plantação prevista ao novo traçado e deverá ser mantido o prado existente na zona dos percursos e ampliada a mancha de arbustos mais a sul, relocalizando os arbustos previstos junto ao passeio da General Humberto Delgado e que não serão plantados.

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