31 Outubro 2024

Casa Municipal da Cultura acolhe sessão de esclarecimento sobre o plano “Garantia para a Infância” no dia 12 de novembro

Casa Municipal da Cultura acolhe sessão de esclarecimento sobre o plano “Garantia para a Infância” no dia 12 de novembro

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra, através da Divisão de Ação Social, vai realizar, no próximo dia 12 de novembro, na Sala Francisco Sá de Miranda, na Casa Municipal da Cultura, uma sessão de esclarecimento intitulada “Garantia para a Infância”. A sessão decorre no âmbito do mês da Rede Social de Coimbra (RSC), que se celebra em novembro, e é organizada pelo Grupo de Trabalho Crianças e Jovens da RSC. Uma iniciativa que visa esclarecer as entidades públicas e do setor social locais sobre as competências e objetivos do Núcleo Local de Garantia para a Infância, bem como reforçar a sua importância para o concelho. Ainda no âmbito do mês da RSC, no dia 15, entre as 10h00 e as 12h30, decorre um rastreio de saúde à comunidade no piso superior do Mercado Municipal D. Pedro V.

Os Núcleos Locais de Garantia para a Infância são estruturas representativas, cujo principal objetivo é a implementação local do Plano de Ação da Garantia para a Infância, e através dos seus parceiros desenvolvem um trabalho que incide na planificação estratégica da intervenção social local, envolvendo os diferentes atores sociais, de naturezas e áreas de intervenção diversas, com o objetivo de contribuir para a erradicação da pobreza infantil e para a promoção do desenvolvimento social a nível local.

 

A sessão de esclarecimento terá início pelas 9h30, com a receção aos participantes, seguindo-se pelas 10h00, a sessão de abertura, que será presidida pela vereadora da CM de Coimbra e presidente do Conselho Local de Ação Social de Coimbra (CLAS/C), Ana Cortez Vaz, e pela coordenadora nacional  do plano Garantia Para a Infância, Sónia Almeida. Pelas 10h30, será efetuada, por elementos da equipa técnica de apoio à coordenação da Garantia Para a Infância, uma apresentação do seu Plano de Ação da 2022-2030, aprovado pela Resolução do Conselho de Ministros 3/2023. A sessão encerra pelas 14h30.

 

A participação nesta atividade é livre, mas sujeita a inscrição prévia através do formulário https://forms.gle/azbMn4fHiks5QYgo7.

 

Ainda no âmbito do mês da RSC, no dia 15, entre as 10h00 e as 12h30, no piso superior do Mercado Municipal D. Pedro V, decorre um rastreio de saúde à comunidade, a cargo dos Grupos de Trabalho da Saúde e das Pessoas em Situação de Sem Abrigo da RSC. Uma iniciativa que visa a construção de comunidades saudáveis, através do rastreamento e promoção de autocuidado, desenvolvendo-se a literacia em saúde, independentemente da condição ou estrato socioeconómico individual.

 

O rastreamento é universalmente aceite como uma ferramenta poderosa na prevenção e sinalização de múltiplas condições que podem colocar em causa o bem-estar dos indivíduos. Já o autocuidado, associa-se a maiores níveis de bem-estar físico e emocional. Assim, promovendo ações que desenvolvam as vertentes acima mencionadas, pretende-se contribuir para a melhoria do bem-estar geral das pessoas e consequentemente da população em geral.

 

A ação contará com a presença de diversas entidades, que através dos seus técnicos desenvolverão rastreios de cariz diverso, bem como barbeiro e, ainda, um ambiente de snoezelen, do qual os participantes poderão usufruir e relaxar, sempre acompanhados por técnicos devidamente credenciados. A participação nesta atividade é livre e dirigida a toda a comunidade.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×