22 Outubro 2024

Barómetro do Ambiente e Sustentabilidade mostra intervenções municipais no espaço urbano e rural

Barómetro do Ambiente e Sustentabilidade mostra intervenções municipais no espaço urbano e rural

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra vai passar a divulgar, na segunda quinzena de cada mês, o Barómetro do Ambiente e da Sustentabilidade, com o objetivo de reforçar a transparência e a comunicação com os cidadãos. Esta rúbrica pretende dar a conhecer os indicadores mensais das intervenções dos serviços municipais nas áreas da gestão de resíduos, da limpeza urbana, da recolha de monos, das intervenções florestais e de atividades de sensibilização ambiental, sublinhando assim o compromisso da CM de Coimbra para com a proteção ambiental e a promoção da sustentabilidade, em complemento com o reporte mensal na área da limpeza urbana. Estas ações garantem a qualidade de vida dos cidadãos e a sustentabilidade do município, contribuindo para um ambiente mais limpo e saudável. Está prevista a evolução do presente barómetro incorporando novos indicadores.

Durante o mês de setembro, na área da gestão de resíduos, os serviços municipais recolheram 9,62 toneladas de biorresíduos e 4.435,50 de resíduos não valorizáveis. Já no âmbito dos resíduos valorizáveis foram recolhidas pela CM de Coimbra: 1,28 toneladas de embalagens, 9,58 toneladas de papel e cartão, 2,74 toneladas de metal e 12,53 toneladas de têxteis, para além de 1.070 litros de óleos usados.

 

Os serviços responsáveis pela limpeza urbana percorreram 31,741 quilómetros na limpeza de ruas e 6,832 quilómetros para corte de vegetação. Foram recebidos 918 pedidos de agendamento para a recolha de monos e efetivadas 232 recolhas.

 

Na área das intervenções florestais, foi efetuada vigilância a incêndios florestais durante 12 dias, foram realizadas intervenções na gestão de combustível em dois locais, foi levada a cabo uma atividade de primeira intervenção e duas de apoio a ocorrência de incêndios rurais, foram cortadas 20 árvores em risco de queda para a via pública na área ardida, bem como foram despendidos três dias no apoio a rescaldo e cinco em vigilância após incêndio.

 

Neste mês, os serviços organizaram três eventos de sensibilização ambiental, que tiveram um total de 145 participantes, e a CM de Coimbra participou em seis ações de sensibilização.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×