4 Outubro 2024

Águas de Coimbra vai emitir alertas de consumos continuados e apresenta página renovada

Águas de Coimbra vai emitir alertas de consumos continuados e apresenta página renovada

A empresa municipal Águas de Coimbra disponibiliza, desde o início do mês, um serviço de alertas de consumo de água, que permite a identificação por parte dos clientes de desvios do padrão de consumo, que podem ser indicativos de fugas de água. Estes alertas são uma das funcionalidades disponíveis no Balcão Digital, em destaque na renovada página institucional da empresa Águas de Coimbra.

Os alertas são emitidos via SMS, do remetente Águas de Coimbra, sempre que o cliente registar um consumo mínimo continuado de cerca de 48 horas. Podem aderir a este serviço todos os clientes que têm telemetria, ou seja, cuja leitura de consumo já é medida à distância pela empresa municipal. Atualmente, a percentagem de clientes que beneficia deste sistema de telecontagem é superior a 80%, sendo que a taxa de cobertura de telemetria vai alcançar os 100% em 2025.

 

Os clientes que pretenderem aderir podem fazê-lo através do Balcão Digital. O serviço conta com um período de subscrição gratuita, sendo que depois será cobrado um valor mensal simbólico. Recorde-se que, através do Balcão Digital da Águas de Coimbra, é já possível consultar os consumos diários de água. Este serviço de alertas vai permitir receber um aviso de consumo continuado, evitando o pagamento de valores elevados que resultam de fugas de água, difíceis de detetar.

 

O Balcão Digital tem como objetivo melhorar a relação comercial com os clientes. A plataforma está disponível 24 horas por dia e é possível, entre outras funcionalidades, consultar faturas, consumos de água, comunicar leituras, aderir à fatura eletrónica e ao débito direto, submeter pedidos de licenciamento de redes prediais, alterar dados do contrato ou fazer um simples pedido de informação. Para tal, basta efetuar o registo no Balcão Digital, em www.aguasdecoimbra.pt.

 

O Balcão Digital está, assim, em destaque na renovada página institucional da Águas de Coimbra. A renovação é um passo incontornável na digitalização dos serviços desta entidade gestora e uma ferramenta indispensável na relação da empresa municipal com os clientes. A nova página facilita ainda o acesso a esta plataforma.

 

É um objetivo estratégico da empresa promover a utilização do Balcão Digital de atendimento, que permite, em diversas situações, dispensar o atendimento presencial ou por telefone. Em preparação está, ainda, a utilização de ChatBot no site – software baseado em Inteligência Artificial, capaz de manter uma conversa em tempo real, por texto ou por voz – que vai, igualmente, apoiar o serviço de atendimento ao cliente.

 

Outra novidade desta página institucional é a comunicação de obra, um aspeto já identificado pela empresa municipal, pela necessidade de melhorar a informação disponível sobre as empreitadas que estão a decorrer no concelho e, sobretudo, relativamente a intervenções que obrigam a suspender temporariamente o abastecimento de água, bem como a condicionar o trânsito. Foi assim criada uma aplicação no site, que permite atualizar permanentemente estas informações e que passa a ser um meio disponível para esclarecer os cidadãos sobre as intervenções em curso.

 

A nova página – que pode ser visitada através do endereço www.aguasdecoimbra.pt – vai dar ênfase às principais notícias sobre a atividade da empresa municipal Águas de Coimbra e, também, à programação da Estação Elevatória de Coimbra – Biblioteca Carlos Fiolhais.

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