O presidente da Câmara Municipal (CM) de Coimbra, José Manuel Silva e o vereador para o Empreendedorismo, Investimento e Emprego, Miguel Fonseca, entregaram o Mérito Empresarial do município a 167 empresas de Coimbra (das quais 122 estiveram presentes). O presidente da CM de Coimbra agradeceu e reconheceu o trabalho de todas estas empresas, que trabalham, todos os dias, em prol do crescimento económico e social do concelho. O vereador Miguel Fonseca salientou a capacidade de inovação, determinação e visão de futuro das mesmas empresas, sendo estas a “força motriz” que continua a colocar Coimbra no mapa como um polo de desenvolvimento económico.
O secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território afirmou, na sua intervenção, que “tem de vir do próprio Estado a capacidade de entrar num processo de desburocratização acelerada, para que a eficácia dos nossos empresários venha ao de cima e consigamos ter empresas mais fortes, mais robustas, que contribuam para o desenvolvimento a nível nacional”.
“É preciso dotar os empresários de ferramentas, sobretudo no que concerne à tecnologia, e criar um pacote de formação para lideranças. (…) É nesta perspetiva que o governo se coloca hoje: ajudar, ajudar e ajudar o tecido empresarial e apostar na captação de novos talentos, novos valores”, afirmou Hernâni Dias. O secretário de Estado terminou o seu discurso declarando que “atrair investimento estrangeiro não será difícil para Coimbra, tendo em conta o [forte] ecossistema que aqui existe”.
Durante o Jantar Gala houve ainda um momento de discurso do empresário Tim Vieira, criador da Brave Generation Academy, rede internacional de escolas com modelo educativo próprio que desde maio está presente na Baixa de Coimbra (com 34 escolas em Portugal e 60 no mundo). O empresário sul-africano e lusodescendente proferiu um discurso sobre a “loucura” de se ser empreendedor em Portugal, um país que admite torná-lo um “grande combatente”. “Coimbra tem tudo para dar certo, mas precisa dos seus empreendedores e da sua mentalidade e mudança de cultura”, admitiu. Contudo, “se o risco é grande de investir em Coimbra e em Portugal, é maior o risco de não investir em Coimbra e Portugal”, afirmou Tim Vieira.
A cerimónia terminou com a entrega do Mérito Empresarial às 167 empresas convocadas e com uma fotografia de grupo dos empresários (em anexo). A cerimónia contou com representantes das empresas, selecionadas por terem sido PME Excelência 2022 ou PME Líder e Gazela em 2023, ou empresas do concelho de Coimbra que constaram do Top50 das 1.500 maiores em volume de negócios e em exportação do distrito de Coimbra em 2022. A listagem das empresas distinguidas pode ser encontrada aqui.
O Reconhecimento de Mérito Empresarial foi atribuído a empresas do concelho, inseridas nas mais diversas áreas de atividade, e com esta distinção a CM de Coimbra pretende motivar e impulsionar todo o tecido empresarial da cidade e do concelho. Em 2023, a CM de Coimbra havia já atribuído a distinção a 152 empresas.
Sobre o Coimbra Invest Summit
O Coimbra IS é um dos maiores eventos do país dedicado às empresas e aos investidores. O evento pretende posicionar Coimbra no radar dos investidores e agregar o ecossistema empreendedor e inovador existente no concelho, com conferências, uma mostra de empresas e instituições e a criação de um espaço de networking entre empreendedores, investidores, empresas e instituições nacionais e internacionais. Tem lugar pela segunda vez no Convento São Francisco, em Coimbra. O Coimbra IS tem o Alto Patrocínio da Presidência da República.
Programa e todas as informações em
coimbra IS’24 (coimbrainvestsummit.pt)
Coimbra Invest Summit | LinkedIn
Coimbra Invest Summit | Instagram