18 Setembro 2024

Relatório do Núcleo de Planeamento e Intervenção Sem-Abrigo indica menos casos no 1º semestre

Relatório do Núcleo de Planeamento e Intervenção Sem-Abrigo indica menos casos no 1º semestre

Durante o primeiro semestre deste ano, registou-se uma ligeira diminuição do número de pessoas em situação de sem-abrigo no concelho, comparativamente com os dados a 31 de dezembro do ano passado. A informação consta do relatório intercalar do Núcleo de Planeamento e Intervenção Sem-Abrigo de Coimbra (NPISA/C) que, ontem, dia 17 de setembro, foi apresentado durante a reunião desta entidade, na Casa Municipal da Cultura.

O relatório intercalar do NPISA/C foi um dos pontos da ordem de trabalhos da reunião, onde se votou, ainda, a emissão de pareceres sobre propostas de admissão de pessoas em situação de sem-abrigo em estruturas de acolhimento, se apresentou a proposta de minuta do plano de intervenção individual e se analisou o manual de procedimentos de referenciação e de articulação entre a saúde mental e o setor social.

 

Relativamente à emissão de pareceres para integração de pessoas em situação de sem-abrigo em estruturas de acolhimento, foram apresentados pela Associação Integrar e pelo Centro de Apoio ao Sem-Abrigo-Delegação de Coimbra (CASA), oito propostas de integração de pessoas em situação de sem-abrigo em apartamentos partilhados, tendo sido todas as aprovadas por unanimidade.

 

O modelo de apartamento partilhado, recorde-se, visa garantir à pessoa em situação de sem-abrigo um alojamento em contexto habitacional com caráter transitório e temporário, apoiado por um conjunto diversificado de serviços de apoio social, em estreita ligação com outros recursos da comunidade e com apoio técnico adequado, no sentido de promover a inserção social e a autonomização.

 

Foi, ainda, analisada na reunião a proposta da minuta do plano de intervenção individual, a utilizar pelos técnicos gestores de caso das pessoas em situação de sem-abrigo, tendo sido reconhecido, pelos presentes, que este documento será uma mais-valia para o acompanhamento e intervenção que se pretende realizar com as pessoas em situação de sem-abrigo.

 

Estiveram presentes na reunião representantes da Associação das Cozinhas Económicas Rainha Santa Isabel, ADEB – Associação de Apoio aos Doentes Depressivos e Bipolares, Associação Integrar, Associação Nacional de Apoio a Jovens, Câmara Municipal de Coimbra, Cáritas Diocesana de Coimbra, Centro de Apoio ao Sem-Abrigo (CASA) – Delegação de Coimbra, Fundação Assistência, Desenvolvimento e Formação Profissional (ADFP) Polícia de Segurança Pública e Unidade Local de Saúde de Coimbra – CRI de Psiquiatria.

 

Por fim, foi analisado o Manual de Procedimentos de Referenciação e de Articulação entre a Saúde Mental e o Setor Social. Este manual é um documento orientador em matéria de procedimentos de referenciação e articulação entre as instituições responsáveis pela intervenção social junto das pessoas em situação de sem-abrigo que compõem os NPISA e as instituições públicas prestadores de cuidados de saúde mental, de modo a contribuir para a redução efetiva das lacunas de tratamento psiquiátrico desta população. Pretende-se, ainda, que este manual sirva de instrumento de apoio técnico à relação, comunicação entre as instituições sociais e as da saúde mental.

 

Créditos fotográficos: Câmara Municipal de Coimbra | Nuno Ávila

 

 

 

 

 

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×