20 Setembro 2024

Projeto “ao Postigo contigo…” leva artistas e realizarem intervenções artísticas em Almalaguês

Projeto “ao Postigo contigo…” leva artistas e realizarem intervenções artísticas em Almalaguês

A Associação Desportiva e Cultural de Almalaguês (ADCA) abraçou um desafio inédito e vai implementar, com o apoio da Câmara Municipal (CM) de Coimbra, o projeto “ao POSTIGO contigo… em Almalaguês com sustentabilidade”, que envolve a arte e a tecelagem característica da freguesia de Coimbra como principais motivos de decoração de 15 janelas da localidade. Nos dias 21 e 22 de setembro arranca a iniciativa, que se divide em dois objetivos principais: promover a intervenção artística no espaço público e recriar velhas práticas da tecelagem em Almalaguês.

Dar a conhecer as origens de Almalaguês ao nível cultural, musical e gastronómico, através da apresentação dos seus produtos em espaços com história e, sobretudo, envolvendo toda a comunidade local, que disponibilizará as suas casas, são os objetivos que se pretende com a concretização da iniciativa “ao POSTIGO contigo… em Almalaguês com sustentabilidade”. Numa lógica de crescente alavancagem e valorização do património imaterial do concelho, a CM de Coimbra reconhece a importância da preservação da memória coletiva através de um investimento de 7500€, por intermédio da concessão de um apoio pontual à ADCA.

 

O projeto, promovido pela ADCA, integra duas ações distintas, embora complementares.
Uma das iniciativas, a exposição aberta “ao POSTIGO contigo”, consiste na pintura e escultura ao ar livre, de que resultará uma intervenção artística em espaço público. Com curadoria de Victor Costa, um conjunto de 20 artistas convidados de sete países (Angola, Cabo Verde, França, Grã-Bretanha, Portugal, Rússia e da Ucrânia), vão  realizar essa intervenção artística, a partir das 10h00 dos dias 21 e 22 de setembro, em postigos identificados, sob o tema “Tecelagem de Almalaguês”.

 

Cada participante executará um trabalho artístico de pintura e/ou escultura, na superfície do postigo que lhe será atribuído, bem como numa área de parede adjacente. Cada artista deverá abordar a recriação de ambientes de tear e tecedeiras, de utensílios e peças tecidas, de hábitos e histórias ou de narrativas ligadas ao postigo, ao tear e às tecedeiras. Importa referir que um postigo é uma pequena janela com tamanho suficiente para permitir a entrada de luz para a zona do tear. O fotógrafo Luís Carregã fará o registo fotográfica desta intervenção artística para, depois, ser editado um catálogo, que funcionará como um roteiro histórico e cultural desta freguesia da zona sul do concelho de Coimbra.

 

Esta galeria de arte ao ar livre pelas ruas de Almalaguês terá a duração de um ano, pelo que “ao POSTIGO contigo” estará à disposição do público de 21 de setembro de 2024 a 22 de setembro de 2025.

 

A outra ação, centrada no tema da sustentabilidade e sob o lema “Tecelagem sustentável, atividade milenar que é urgente recuperar”, reunirá, no Largo do Terreiro, em Almalaguês, um conjunto de tecedeiras convidadas pela ADCA que recriarão esta atividade ancestral, com demonstração ao vivo, no tear, das velhas práticas artesanais da tecelagem. Não faltarão, pois, os desperdícios de tecidos que servem de base à execução de tapetes, mantas ou colchas, entre outros artigos utilitários e decorativos. O reaproveitamento de velhos trapos, tornando-os reutilizáveis, em vez de descartáveis, é um processo milenar de economia de vida e que se torna, nos dias que correm, imprescindível na abordagem e compreensão da sustentabilidade do planeta e da vida na Terra.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×